A empresa de pesquisa de mercado TD Cowen revelou o custo total de produção do iPhone 16 Pro Max para a Apple. Esta empresa fez as contas e a empresa de Tim Cook paga apenas um terço do preço final do smartphone. Agora as contas em pormenor.
Produção do iPhone 16 Pro Max mais cara em 32 dólares que o seu antecessor
Para contextualizar o custo de produção do iPhone Pro Max, a empresa TD Cowen colocou-o lado a lado com o seu antecessor e a diferença de custos de produção é de apenas 32 dólares.
No total, a produção do iPhone 15 Pro Max custava à Apple 453 dólares enquanto o iPhone 16 Pro Max custa 485 dólares. Fazendo a conversão da moeda estamos a falar de valores de 409 € e 438 €, respetivamente.
O que não deixa de ser surpreendente, já que o novo modelo mais avançado da Apple tem um ecrã maior, um novo processador e um novo botão.
Na prática, os componentes mais caros do iPhone 16 Pro Max são o seu ecrã maior – agora com 6,9 polegadas – e a câmara Tetraprism. Apesar de serem as unidades com o custo mais elevado, ambos os componentes registam um ligeiro aumento face ao modelo anterior.
Também o processador e a memória RAM custam mais dinheiro à Apple no iPhone 16 Pro Max. Uma atualização que serviu, sobretudo, para lidar com os recursos IA do Apple Intelligence.
Mas este é um investimento que a empresa só poderá recuperar mais tarde, pelo menos na Europa. Recorde-se que estas funcionalidades não estão ativadas no mercado europeu, devido à legislação em vigor.
Margem de lucro parece maior do que na realidade é
A integração do novo botão de controlo de câmara, ainda que aumente o custo de produção face ao modelo anterior, tem um custo acessível de apenas 19 dólares, aproximadamente 17 €. Encarece, mas não de forma significativa.
Tudo somado temos então o valor de 485 dólares ou 438 €. Na prática, a Apple tem uma margem bruta de 59,6% em cada unidade vendida.
Mas atenção, esta margem bruta não inclui despesas relevantes como os salários dos funcionários, a fase de investigação e desenvolvimento e as despesas relacionadas com lojas. Portanto, o lucro obtido em cada iPhone vendido estará abaixo dos 50%.