iPhone 16 pode ter um novo botão com funcionalidades de câmara DSLR

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que só em setembro deste ano, a Apple vá lançar a nova geração iPhone 16 são já muito os rumores a circular sobre os modelos.

O mais recente chega através de um leaker chinês, Instant Digital, que afirma que os terminais vão estar com um novo botão de captação de imagem que vai ter funcionalidades de câmara DSLR.

Novo botão vai ser capaz de detetar vários níveis de pressão

imagem das câmaras do iPhpne 15 Pro
Novo botão vai permitir captar fotos e gravar vídeos Crédito@Apple

O mesmo leaker avança também com algumas explicações sobre o novo botão para captação de imagens. Diz Instant Digital que este terá capacidade para detetar vários níveis de pressão. A confirmar-se esta informação, o novo botão será semelhante ao que já existe nas câmaras digitais que incluem duas etapas.

O leaker afirma que a função principal deste botão será a captação de uma fotografia ou gravação de um vídeo. Mas, um toque mais leve, ou seja, com uma pressão diferente, vai permitir que o utilizador ajuste o foco.

Esta capacidade pode evitar que as imagens fiquem desfocadas como acontece com o método habitual de fazer pressão no ecrã para ajustar o foco. Muitas vezes, este método leva a que o utilizador mexa inadvertidamente em outros parâmetros da fotografia.

Apple pode apostar na vertente fotográfica do iPhone 16

De acordo com o leaker Instant Digital este novo botão para captação de imagens pode refletir a aposta na fotografia que a Apple pode vir a fazer na nova geração iPhone 16.

O que não fica esclarecido é se este novo botão vai ser integrado em todos os modelos da nova série ou se vai ficar limitado apenas aos modelos mais avançados.

Saliente-se também que a Apple não é a primeira marca a incluir uma funcionalidade deste género. Os smartphones Xperia da Sony estão já equipados com botões obturador de duas etapas.

iPhone 16: tudo o que já sabemos (lançamento, preço e características)

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt