Em setembro, a Apple vai realizar um novo evento para apresentar oficialmente a nova geração iPhone 16. Muitos são os rumores a circular sobre os smartphones icónicos e o mais recente traz boas notícias para a autonomia.
Na rede social X, o utilizador lipilipsi dá a conhecer as novas capacidades das baterias dos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max. Diz o tweet que o iPhone 16 Pro vai contar com uma bateria de 3577 mAh enquanto o iPhone 16 Pro Max vai ser alimentado por uma unidade de 4747 mAh.
Para efeitos de comparação, recordemos que o iPhone 15 Pro conta com uma bateria de 3274 mAh. A confirmar-se este rumor, o novo modelo terá um aumento de 9,3% na capacidade e, consequentemente, na autonomia.
Por sua vez, o iPhone 15 pro Max tem uma bateria de 4422 mAh, o que significa que o novo Max terá um aumento na capacidade de bateria de 7,3%.
Baterias maiores para fazer frente às novidades
Ainda que a fonte deste rumor não seja muito conhecida, a informação divulgada faz sentido. Tudo porque a nova geração iPhone 16 será muito mais exigente a nível de eficiência energética.
Recorde-se que os modelos vão estar equipados com o novo chip Neural Engine A18 para alimentar os recursos baseados em Inteligência Artificial. Mais: estes recursos IA devem efetuar o processamento sobretudo a nível local, ou seja, no próprio dispositivo.
Acrescente-se ainda o aumento dos ecrãs do iPhone 16 Pro e 16 Pro Max. O primeiro passa a ter um painel OLED de 6,3 polegadas enquanto o segundo vai ter um ecrã OLED com 6,9 polegadas. Tal vai exigir mais da bateria.
Por último, mas não menos importante, a Apple é também reconhecida por apostar em fornecer uma boa autonomia nos seus terminais, graças a uma preocupação constante com a eficiência energética de cada terminal do seu portefólio.