Os rumores têm destas coisas. Inicialmente o modelo topo de gama de próxima geração da Apple foi apelidado iPhone 15 Ultra. No entanto, mais recentemente o sucessor do iPhone 14 Pro Max foi apelidado iPhone 15 Pro Max, deixando cair o sufixo Ultra.
Todavia, voltamos agora a ter referências ao modelo iPhone 15 Ultra como modelo flagship ou topo de gama. Em todo o caso, só a apresentação oficial dos produtos o dirá, ainda que ambas as teses sejam atualmente aceites como bastante prováveis.
iPhone 15 Ultra será o próximo modelo topo de gama da Apple
A propósito temos agora o testemunho de Andrew O'Hara, responsável da publicação AppleInsider, referindo que várias fontes apontam efetivamente para o modelo iPhone 15 Ultra. Assim, teremos não só um Apple Watch Ultra como um Apple iPhone 15 Ultra.
O objetivo? Aumentar a diferenciação entre os modelos-base da gama iPhone 15 e os modelos premium, com mais valor acrescentado e também mais caros. É aqui que a Apple quer focar as atenções, nos seus equipamentos de luxo onde a margem de lucro é maior.
Em todo o caso, certo é que a nomenclatura dos modelos é ainda alvo de amplo debate junto da comunidade tecnológica. Aliás, o próprio O'Hara vem questionar os seus seguidores na rede social X (Twitter), mesmo após as declarações prévias.
Smartphones serão apresentados em meados de setembro
Até ao momento várias fontes referiam que o modelo iPhone 15 Ultra terá uma nova câmara com objetiva periscópica, capaz de ampliar a imagem em cinco vezes, até seis vezes (zoom ótico de até 6x). Porém, O'Hara refere que o modelo Ultra terá ainda mais capacidade para nos aproximar do objeto.
Mais concretamente, no iPhone 15 Ultra poderemos ter até 10 vezes de ampliação ou zoom ótico, valores igualados apenas pelo Samsung Galaxy S23 Ultra. Para tal, o modelo da Samsung também usa um sistema de óticas periscópicas.
Resta saber, porém, se este iPhone 15 Ultra terá efetivamente uma objetiva capaz de chegar às 10x de ampliação ótica, ou se fará um recorte da imagem (crop) do sensor de alta resolução. Poderá, aliás, operar uma ampliação híbrida como é feito amiúde na indústria dos smartphones.
Será uma das maiores novidades tecnológicas de 2023
O modelo topo de gama utilizará o novo processador Apple A17 Bionic a 3 nm, bem como até 8 GB de memória RAM. Terá também um valor base de armazenamento interno de 256 GB, além de um novo botão de ação no "antigo" botão / interruptor das notificações.
Podemos ainda apontar uma subida dos preços para os vários modelos de Apple iPhone, a surtir efeito também no mercado doméstico dos Estados Unidos da América. Para já, contudo, temos que aguardar pela sua apresentação oficial.
Editores 4gnews recomendam: