iPhone 15 tem novidade que não chegou aos iPhone mais antigos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple acaba de lançar os seus mais recentes modelos de smartphones, o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro e, como seria de esperar, estão a dar muito que falar. Uma das novas características destes novos dispositivos é uma definição de saúde da bateria que impede o carregamento de ir além dos 80%, quando ativada.

Esta funcionalidade foi confirmada por Allison Johnson, do The Verge, durante uma sessão de perguntas e respostas. Embora seja uma funcionalidade de software nos novos aparelhos, e disponível em alguns Android há vários anos, não existe indicação de que chegará aos iPhone mais antigos.

All iPhone 15 models will feature a new battery setting that prevents charging beyond 80% when enabledEnabling this setting will help improve the battery's lifespan. Would you turn this on?Source: @verge pic.twitter.com/EpbUg1UKzg

— Apple Hub (@theapplehub) 20 de setembro de 2023

Como funciona e como ativar no iPhone 15

Esta nova possibilidade é distinta da funcionalidade já existente de "carregamento otimizado da bateria" nos iPhone. Enquanto a opção anterior atrasa de forma inteligente o carregamento para além de 80%, até um momento mais oportuno, a aprende a rotina diária de carregamento do dispositivo, a nova configuração de "limite de 80%" garante que o iPhone nunca carregue além desse ponto.

Para aceder a esta funcionalidade, os utilizadores podem ir às Definições > Bateria > Estado da bateria e carregamento > Carregamento otimizado. Aí, os utilizadores encontram três opções:

  1. Carregamento otimizado da bateria
  2. Limite de 80%
  3. Nenhum

O objetivo é melhorar a longevidade da bateria do iPhone 15

Tal como acontece com o carregamento otimizado da bateria, o novo limite rígido de 80% pode melhorar significativamente a longevidade da bateria do iPhone, reduzindo o tempo que a bateria permanece totalmente carregada. Este é um passo significativo na direção de uma maior sustentabilidade e durabilidade dos dispositivos móveis, especialmente numa era em que a obsolescência programada é uma preocupação crescente.

Como havíamos noticiado, a nova configuração foi descoberta anteriormente no código do iOS 17 pelo pesquisador de software Steve Moser. À data gerou alguma especulação e entusiasmo entre os fãs da Apple. Agora, com a confirmação oficial e a chegada às lojas dos novos modelos nesta sexta-feira, os utilizadores estão ansiosos para experimentar esta funcionalidade.

Mesma Vida Útil da Bateria que o Modelo Anterior

Durante a apresentação, a Apple afirmou que os modelos do iPhone 15 têm a mesma vida útil da bateria dos antecessores iPhone 14. Isto pode parecer dececionante para alguns, mas quando combinado com as novas funcionalidades de gestão da bateria, os utilizadores podem esperar uma maior longevidade do dispositivo ao longo do tempo.

Recordamos que os iPhone 14 não gozam da melhor reputação de longevidade na bateria, tendo sido amplamente criticada a saúde da bateria pelos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.