iPhone 15 Pro: testes de queda questionam resistência do titânio

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No dia em que os iPhone 15 e iPhone 15 Pro chegam às lojas, temos um dos primeiros testes de resistência aos novos smartphones da Apple. Em causa, a resistência da sua estrutura à queda e as primeiras conclusões não são as ideias para a nova estrutura de titânio.

Este teste foi conduzido pelo Youtuber Sam Khol e colocou frente-a-frente um iPhone 14 Pro e um iPhone 15 Pro. Os resultados dão vantagem à estrutura em aço inoxidável do primeiro smartphone Apple.

iPhone 15 Pro mais suscetível a danos que o seu antecessor em aço inoxidável

Após a visualização do vídeo disponibilizado por Sam Khol, nota-se uma maior fragilidade do titânio presente no iPhone 15 Pro. Este foi o primeiro equipamento a apresentar danos relevantes na sua estrutura, o que levanta várias questões relativamente à resistência dos seus materiais.

Importa, no entanto, sublinhar que as rachaduras na traseira do iPhone 15 Pro não surgiram imediatamente após a primeira queda. Nas primeiras quedas observou-se apenas algum dano na estrutura lateral de ambos os iPhone.

Contudo, é à quinta queda que vemos um dano mais significativo no iPhone 15 Pro, com uma rachadura em formato de teia de aranha na sua traseira. Por sua vez, nas mesmas condições, o iPhone 14 Pro manteve a sua integridade.

iPhone 15 Pro teste

Naturalmente que os dados pioram consoante aumenta o número de quedas de ambos os equipamentos. Tudo culmina com a parte inferior do ecrã do iPhone 15 Pro totalmente branca e sem funcionar e com o módulo da sua câmara a saltar do painel traseiro.

Já o iPhone 14 Pro apresenta danos inferiores face ao seu rival neste teste, sob as mesmas circunstâncias. Aliás, o ecrã deste modelo, ainda que com danos visíveis, continua funcional no final deste teste.

As conclusões deste vídeo apontam para uma menor resistência da estrutura em titânio adotada nos novos iPhone 15 Pro. A razão para tal poderá não ser totalmente culpa do material utilizado, já que os seus cantos mais arredondados fazem com que o impacto sentido disperse para a sua frente e traseira.

Já o iPhone 14 Pro, com a sua estrutura em aço inoxidável e as suas arestas mais retangulares, tem uma melhor prestação na absorção do impacto. A isto soma-se o facto de o aço inoxidável atuar como um absorvente em muitos casos, ao passo que o titânio é um material mais rígido.

Este tipo de testes não devem ser interpretados como uma razão para não comprar o iPhone 15 Pro, mas sim como um alerta para eventuais desgostos. Perante estas conclusões, aconselha-se ainda mais a compra de uma capa de proteção para o teu novo e dispendioso smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.