Apple pode dar um tiro no pé com os Preços dos iPhone 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Setembro está já à espreita com escassos dias até o recebermos oficialmente. Ainda que nos custe o regresso das férias, é também altura de ficar a conhecer uma nova geração de smartphones iOS. Em causa estão os Apple iPhone 15 e iPhone 15 Pro, mais audazes e caros que nunca (segundo as novas informações).

A propósito, é precisamente este aumento de preços que damos agora conta (novamente). Em particular, apontam as fontes, teremos um aumento notório para os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max, ambos a subir cerca de 100 dólares nos Estados Unidos da América.

Aumentos de 100 dólares são esperados para os modelos iPhone 15

Apple iPhone 15 Pro

Os aumentos serão naturalmente refletidos nos valores a praticar no mercado global. Todavia, resta saber exatamente o quão significativos serão estas alterações aos valores a praticar pela Apple face aos preços atuais dos Apple iPhone 15.

Importa frisar que os preços dos iPhone nos Estados Unidos da América não sofrem aumentos significativos há já vários anos. Um cenário marcadamente distinto daquele que se faz sentir deste lado do oceano Atlântico.

Dito isto, poderá a Apple, ao aumentar em cerca de 100 dólares - cerca de 92,8 euros à atual taxa de câmbio - trazer estes mesmos aumentos para os preços na Europa? É uma tese infelizmente, muito provável com mais fontes a apontar no mesmo sentido.

Preço dos iPhone Pro pode aumentar em até 200 dólares face aos iPhone 14

Apple iPhone 14

As notícias partem da publicação chinesa DigiTimes, veiculada também pelo portal MacRumors. Ao que tudo indica, estes serão os novos preços para a gama de smartphones iOS a ser apresentada em setembro próximo:

  • iPhone 15 Pro - desde 1 099 dólares (iPhone 14 Pro começa nos 999 dólares)
  • iPhone 15 Pro Max - desde 1 299 dólares (iPhone 14 Pro Max começa nos 1 199 dólares)

Segundo os especialistas, este aumento de preços pode suprimir uma boa parte das vendas dos modelos Pro durante este ano e boa parte do próximo com as estimativas a situarem-se agora nos 77 milhões de telefones. Anteriormente este valor estava nos 83 milhões de unidades.

Face ao exposto, perante um aumento significativo dos preços, a Apple pode sofrer uma quebra de até 5% no volume de smartphones vendidos. Na prática, superando assim a média do mercado de dispositivos móveis, também em queda.

Em suma, se a Apple vai aumentar os preços do iPhone no seu mercado doméstico, dificilmente estes aumentos não terão repercussões nos valores globais do produto. De momento, porém, não temos forma de apurar exatamente estes valores.

Analistas estão de acordo, Apple vai subir os preços nos iPhone 15

Signs are increasingly pointing to Sept. 12 as the iPhone 15 event date, but obviously things can still theoretically change. https://t.co/hVKgjJGMc1

— Mark Gurman (@markgurman) 8 de agosto de 2023

Em primeiro lugar o evento de apresentação deve ocorrer no próximo dia 12 de setembro. A data, porém, não foi ainda confirmada pela gigante de Cupertino, ainda que tal não deva tardar.

Em todo o caso, tanto o analista de mercado Jeff Pu, como Mark Gurman, o reputado jornalista de tecnologia da agência Bloomberg apontam, há vários meses, este mesmo aumento de preços.

Por fim, contamos assim com a chegada dos novos iPhone 15 às lojas a partir do dia 22 de setembro, findo o período de pré-reserva a ocorrer logo após a sua apresentação (provavelmente) a 12 de setembro.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.