iPhone 14 Pro Max VS iPhone 13 Pro Max: tudo o que mudou

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Quando chegou, o iPhone 13 Pro Max apresentava-se como o modelo mais potente e rápido da Apple. Agora é a vez de o novo iPhone 14 Pro Max arrecadar esse título com um desempenho melhor e uma câmara otimizada.

Colocámos na arena de especificações os dois modelos Apple para mostrar, ao pormenor, todas as alterações que a Apple fez no seu terminal mais avançado.

Design: a primeira alteração significativa

iPhone 14 Pro Max
o iPhone 14 Pro Max já está disponível para reserva em Portugal no site oficial da marca Crédito@Apple

O iPhone 13 Pro Max e o iPhone 14 Pro Max partilham a mesma silhueta que se caracteriza pelas superfícies planas e cantos em ângulo reto. Ambos apresentam também uma construção robusta, sendo que o modelo 13 Pro Max pesa 238 g e mede 160,8 x 78,1 x 7,65 mm enquanto o 14 Pro Max tem 160,7 x 77,6 x 7,85 mm de dimensões e um peso de 240 g.

Por outras palavras, o novo Max tem mais dois gramas de peso e é mais estreito e curto que o modelo anterior. Mas a grande diferença é a introdução do design de entalhe no novo flagship.

No iPhone 14 Pro Max, a câmara frontal e o sistema Face ID estão agora alojados num recorte, ao qual a Apple chama de Dynamic Island. Além de esta funcionalidade poder ser personalizada para exibir informação relevante ao utilizador – mensagens e notificações –, permite também uma maior área de visualização, uma vez que ocupa menos 30% do espaço.

Ecrã com tecnologia ProMotion

Estes dois modelos Apple estão equipados com ecrãs OLED de 6,7 polegadas que fornecem uma resolução de 2778x1284 pixéis e uma taxa de atualização de 120 Hz (tecnologia ProMotion).

Mas enquanto o iPhone 13 Pro Max apenas varia a taxa de atualização entre os 10 e 120 Hz, o iPhone 14 Pro Max consegue uma variação entre os 1 e 120 Hz. Tal significa que o novo Max oferece a funcionalidade Always-On-Display que permite ao utilizador visualizar sempre informações básicas.

Por outro lado, o iPhone 13 Pro Max fornece um brilho máximo de 1.000 nits. Mas o iPhone 14 Pro Max consegue nada mais nada menos que o dobro, com um brilho máximo de 2.000 nits.

Câmara de iPhone 14 Pro Max dá o salto para os 48 megapixéis

O iPhone 13 Pro Max tem uma boa configuração de câmara traseira com o sensor primário de 12 megapixéis, complementado por um sensor ultrawide e um telefoto, ambos igualmente com 12 megapixéis, sendo que o telefoto fornece ainda zoom ótico de 3x.

Neste campo, a Apple efetuou outra grande mudança. O sensor primário do 14 Pro Max dá o salto para os 48 megapixéis, além de fornecer agora zoom de 2x, graças exatamente à adição de mais megapixéis.

A Apple integrou agora também o novo Photonic Engine que permite ao 14 Pro Max ter um melhor desempenho em ambientes com fraca luminosidade, além de ter adicionado capacidade de foco automático à câmara frontal do novo modelo.

Processador A16 Bionic versus processador A15 Bionic

O iPhone 13 Pro Max continua a ser um dos terminais mais rápido do mercado, graças ao seu chip A15 Bionic com CPU de seis núcleos e GPU de cinco núcleos.

O iPhone 14 Pro Max chega com o novo processador A16 Bionic que integra uma GPU com mais 50% de largura de banda e núcleos de desempenho mais eficientes em 20%.

No papel e em teoria, o novo Max será mais rápido, fluido e com melhor eficiência energética que o seu antecessor. No entanto, teremos que esperar por mais testes de benchmarking. Para já, as informações conhecidas não são unânimes, com alguns especialistas a garantirem uma diferença mínima entre os dois processadores e com outros a falar de um salto significativo no desempenho.

Preços e disponibilidade dos modelos Max da Apple

Como não podia deixar de ser, a Apple removeu oficialmente da sua página os iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, mas ainda é possível adquirir os modelos em várias outras lojas. Nesse sentido, é também possível comparar os preços.

O iPhone 14 Pro Max pode já ser reservado em Portugal por um preço a começar nos 1.499 euros para a variante de 128 GB de armazenamento. O preço máximo deste modelo chega aos 2.149 euros na versão com 1 TB.

Por sua vez, o iPhone 13 Pro Max na versão com 128 GB pode ser adquirido por 1.199 euros enquanto a variante com 512 GB pode chegar a um custo de 1.699,99 euros.

Neste ponto, é tudo uma questão de orçamento disponível. Podes optar por um bom desempenho com especificações menos avançadas e um preço mais acessível com o iPhone 13 Pro Max.

Mas se queres as últimas inovações Apple na palma da tua mão, terás de gastar umas centenas de euros acima.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt