iPhone 14 Pro e 14 Pro Max: a diferença que os separa e que pode fazer toda a diferença

Mónica Marques
Comentar

A nova geração do iPhone é (finalmente) oficial. Depois de meses de especulação ficámos a conhecer os quatro novos modelos.

Os mais desejáveis são o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, mas afinal o que é que os distingue que pode levar o utilizador a fazer uma escolha? Sim, neste caso o tamanho pode fazer toda a diferença.

iPhone 14 Pro Max: quando o tamanho do ecrã pode fazer toda a diferença

iPhone 14 Pro
Os modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max estão equipados com o novo processador A16 Bionic Crédito@Apple

Numa conferência muito aguardada que contou com transmissão online e com a presença física de alguns convidados selecionados, a Apple apresentou ontem a sua mais recente geração iPhone 14.

Já se sabia e confirmou-se que o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max são os modelos mais avançados da série e que chegam com as novidades mais significativas. Têm as mesmas especificações, com apenas uma diferença entre si: o tamanho.

O 14 Pro Max, fazendo jus ao nome é maior, com um ecrã de 6,7 polegadas enquanto o iPhone 14 Pro aposta num formato mais compacto, estando equipado com um ecrã de 6,1 polegadas. E esta diferença pode levar a que os utilizadores optem por um dos modelos.

Um ecrã maior traduz-se numa área de visualização igualmente maior e, também, num esforço visual menor para o utilizador, sobretudo em sessões prolongadas de utilização. Mas implica igualmente “viver” o dia a dia com um smartphone em tamanho Max que pode não ser assim tão confortável de transportar.

Por outro lado, o novo design com o ecrã perfurado em forma de “i” oferece agora uma maior área de visualização, mesmo no ecrã de 6,1 polegadas do iPhone 14 Pro, o que é um ponto a favor deste modelo compacto.

De resto, ambos contam com painéis Super Retina XDR ProMotion com taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz, funcionalidade Always-On-Display e o simpático notch Dynamic Island que fornece notificações e alertas que podem ser personalizáveis.

Modelo Max, bateria maior e autonomia melhor

iPhone 14 Pro
Não são ainda conhecidas as capacidades das baterias integradas nos novos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max Crédito@Apple

Antes de mais, não sabemos as capacidades reais das baterias dos novos iPhone 14. Só vamos ter esta informação quando alguém corajoso desmontar os terminais e mostrá-lo num vídeo. Mas sabemos a autonomia anunciada para cada uma das funções e o iPhone 14 Pro Max bate o 14 Pro – tendo um tamanho maior, a bateria será igualmente maior.

Comecemos pela reprodução de vídeo, o 14 Pro Max tem autonomia para 29 horas contra as 23 horas do iPhone 14 Pro. Já no vídeo em streaming, o Max fornece até 25 horas de reprodução, enquanto o 14 Pro aguenta 20 horas. Por fim no áudio, o 14 Pro permite até 75 horas de reprodução contínua, sendo que o 14 Pro Max amplia esta autonomia para as 95 horas.

A diferença é significativa e pode ser um fator crucial no momento de optar por um destes dois terminais. Afinal estamos a falar de mais 5 a 6 horas na reprodução de vídeo e mais 20 horas na reprodução de áudio.

A diferença também está no preço

Contas feitas, é tudo uma questão de tamanho e dinheiro. Optando pelo iPhone 14 Pro Max, os utilizadores têm mais autonomia, um ecrã maior e um smartphone XL no bolso. Têm também de ter um orçamento disponível entre os 1.499 euros e os 2.149 euros para gastar.

Com o iPhone 14 Pro têm um modelo mais compacto no bolso, com um ecrã que agora fornece uma área de visualização maior e uma autonomia que, apesar de ser mais reduzida que o seu congénere, é suficiente para o dia a dia.

O iPhone 14 Pro implica também um orçamento mais reduzido, visto que em Portugal o seu custo situa-se entre os 1.349 euros e os 1.999 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.