iPhone 14 Pro ainda não foi lançado mas os seus clones já estão à venda

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Eis mais um sinal claro da influência que os iPhone 14 Pro têm no mercado: Embora a Apple ainda não tenha apresentado oficialmente os seus novos smartphones, já há clones dos mesmos nas mãos de alguns consumidores.

O fenómeno acontece, uma vez mais, na China, mercado onde já é possível comprar produtos com imensas semelhanças com os iPhone 14 Pro. As semelhanças são tantas que poderão enganar os consumidores menos atentos.

Os clones do iPhone 14 Pro já circulam na China

Não posso dizer que este fenómeno me surpreenda, pois não é a primeira vez que tal acontece. O mercado chinês tem maior propensão para clonar equipamentos bastante popular e o vindouro iPhone 14 Pro não ficou imune.

No vídeo colocado mais acima, poderás ver em mais pormenor como são os clones do novo smartphone da Apple. Um vídeo que nos revela todas as semelhanças, mas também as discrepâncias óbvias.

Em primeiro lugar, o que foi copiado e aqui temos vários pormenores como o novo recorte no ecrã em formato de comprimido e a dimensão do módulo das suas câmaras. Até o logótipo da Apple surge na traseira do equipamento, o que me leva a questionar a legalidade dessa decisão.

Embora estes equipamentos corram Android, contam com uma personalização com grande pormenor para simular toda a experiência do iOS. Até neste pormenor os menos atentos poderão pensar que estes dispositivos chegam efetivamente com o sistema operativo da Apple.

Aquilo que nos permite imediatamente perceber que este não é o iPhone 14 Pro é a margem inferior do seu ecrã. Esta é bem mais avultada que aquela que a Apple usa nos seus equipamentos. Também as lentes da sua câmara dão a entender que este não é um produto oficial.

As razões para o desenvolvimento destes clones podem ser várias. Por um lado, é forma de alguma empresa lucrar algum com a popularidade que o iPhone 14 Pro detém mesmo antes de chegar ao mercado.

Este pode ser também um esquema para tentar ludibriar consumidores menos atentos que pensarão que estão a comprar um iPhone 14 Pro por um preço mais em conta. Felizmente, é algo que não tem tanta repercussão na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 14 pode chegar mais barato do que era esperado
  • Apple iPhone 14: revelada quantidade de RAM dos novos smartphones
  • iPhone SE 4 pode chegar no próximo ano com design de um modelo inesperado da Apple
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.