iPhone 14: comunicações por satélite chegam à Europa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das grandes novidades do iPhone 14 foi as comunicações por satélite que, até agora, apenas estavam disponíveis nos EUA e Canadá.

Mas, a partir de agora, alguns países da Europa podem também usufruir da nova funcionalidade que, afirma a Apple, pode salvar vidas.

iPhone 14 com comunicações por satélite ativas em quatro países europeus

iPhone 14
Em Portugal, o iPhone 14 não disponibiliza comunicações por satélite Crédito@Apple

Em setembro deste ano, a Apple apresentou a série iPhone 14 e destacou a nova funcionalidade integrada de comunicações por satélite. Este recurso, apesar de apresentado com pompa e circunstância, não ficou imediatamente disponível.

Apenas passado algum tempo é que a Apple conseguiu ativar a nova funcionalidade nos Estados Unidos da América e no Canadá. Nessa altura, deixou a promessa que até ao final do ano, mais países poderiam usufruir do recurso.

Agora, a empresa de Cupertino está a cumprir a promessa feita e acaba de disponibilizar as comunicações por satélite em quatro países europeus. Os felizes contemplados são Alemanha, França, Irlanda e Reino Unido.

Infelizmente, Portugal não foi incluído no primeiro lote a receber o tão falado recurso. De acordo com a própria Apple, no próximo ano esta funcionalidade será disponibilizada em mais países, ainda que a empresa não adiante uma data específica para tal, nem avance quais as regiões que podem vir a receber o recurso.

Como funciona o modo SOS por comunicações por satélite no iPhone 14

Mas como funciona o modo SOS através das comunicações por satélite? Na prática, quando não existe cobertura 4G/5G ou Wi-Fi, o iPhone 14 permite que o utilizador contacte os serviços de emergência através destas comunicações por satélite.

Esta funcionalidade quando acionada vai solicitar ao utilizador que responda a um questionário sobre a sua condição. De seguida, o modo SOS envia para as autoridades a localização, altitude, duração da bateria, ficha médica e o referido questionário respondido pelo utilizador.

Outra das possibilidades é enviar notificações para os contactos de emergência, definidos previamente pelo utilizador.

Nos países onde está disponível, esta funcionalidade é gratuita por um período de dois anos, na compra de um iPhone 14 compatível. Para já, ainda não é conhecido o custo deste serviço após esses dois anos de oferta.

De acordo com a informações divulgadas, existe também um modo de demonstração desta funcionalidade para os utilizadores testarem. Mas atenção este teste apenas pode ser realizado se o utilizador não se encontrar numa situação de emergência, nesse momento.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt