iPhone 13: todos os modelos contarão com característica exclusiva dos iPhone 12 Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Com o lançamento dos iPhone 12 Pro e Por Max, a Apple adicionou uma nova tecnologia às suas câmaras. Graças à adição de um sensor LiDAR, estes modelos são agora mais capazes no que respeita à Realidade Aumentada e nas fotos em modo retrato.

Esta caraterística foi adicionada em exclusivo aos modelos mais premium como forma de incentivo à sua compra. Porém, com a chegada dos novos iPhone 13, isso poderá deixar de se verificar.

Sensor LiDAR será comum aos quatro iPhone 13

De acordo com o mais recente relatório da Digitimes, a Apple prepara-se para equipar todos os iPhone 13 com um sensor LiDAR. Significa isto que até os iPhone 13 e iPhone 13 Mini virão equipados com este sensor.

Estes sensores LiDAR poderão fazer parte dos smartphones da Apple pelo menos até 2023. Segundo aquilo que a Digitimes afirma no seu documento, há um acordo entre a Apple e a Sony para que a primeira use os seus sensores LiDAR durante esse período.

Este tipo de acordo atestam o foco que a Apple coloca no mercado da Realidade Aumentada. Tim Cook já afirmou que a empresa que dirige vê esta tecnologia como algo de valor, por isso, não será de espantar que a Apple reforce esta aposta ao longo dos próximos anos.

Mercado Android também deverá abraçar o LiDAR

Ainda no mesmo relatório, podemos ler que o mercado Android começará a apostar mais nestes sensores LiDAR em breve. Não será a primeira vez que as marcas que usam o sistema operativo da Google começam a seguir as pisadas da empresa de Cupertino.

A Samsung deverá ser uma das primeiras a abraçar os sensores LiDAR nos seus equipamentos. No entanto, isso não se concretizará já com o lançamento dos Galaxy S21 e veremos se a sul-coreana irá apostar nesta tecnologia ainda em 2021.

O que é um sensor LiDAR

Para contextualizar toda a temática, farei uma explicação breve do propósito de um sensor LiDAR. Se estás familiarizado com os sensores Time of Flight (ToF), usados nos Android, então já sabes como tudo funciona.

Um sensor LiDAR utiliza um laser para iluminar o cenário que tem perante si. Posto isto, ele calcula o tempo que esse laser demorou a atingir o objeto e a voltar ao sensor.

Através destas medições, um sensor LiDAR permite um melhor desempenho nas fotos em modo de retrato, conseguindo um melhor desfoque do cenário. Valências que lhe são igualmente muito importantes para a tecnologia da Realidade Aumentada.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13: todos os rumores do novo iPhone para 2021
  • Apple remove 39 mil jogos para iOS da sua App Store
  • Xiaomi Mi 11 vence iPhone 12 Pro Max em teste de velocidade Wi-Fi (Speedtest) em vídeo
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.