iPhone 13: estas poderão ser as especificações das suas câmaras

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda a faltar cerca de quatro meses - na melhor das hipóteses - para a apresentação do iPhone 12, já se começa a falar do seu sucessor iPhone 13. Já foi referido que estes modelos poderiam abolir totalmente qualquer porta e agora olhamos para as suas possíveis câmaras.

Os dados proveem do utilizador Fudge, no Twitter, e o próprio aconselha-nos a deitar uma boa pitada de sal neles. Ainda assim, ele adianta que o iPhone 13 poderá chegar com cinco lentes na traseira.

Possíveis especificações da câmara do iPhone 13

  • Lente principal de 64MP com zoom ótico de 1x
  • Lente telefoto de 40MP com zoom ótico entre 3x a 5x
  • Lente grande angular de 40MP
  • Lente anamórfica de 64MP
  • Lente LIDAR

Adicionalmente, ele revela o suposto esquema de distribuição destes lentes e não podemos dizer que seja revolucionário. Em boa verdade, ele é baseado naquilo que se espera para o iPhone 12, sendo a novidade o posicionamento da quinta lente abaixo do módulo quadrado já bem conhecido.

Analisando aquilo que é avançado, as primeiras três lentes são bastante plausíveis. Afinal de contas, os atuais modelos já contam com lentes telefoto e grande angular, sendo a única surpresa a quantidade de megapixels de cada uma. Até porque a Apple não é conhecida por nos dar grandes resoluções nas suas câmaras.

A surpresa parece ser mesmo a inclusão de uma lente anamórfica. Esta lente seria utilizada para gravação de vídeo e permite que sejam gravados vários aspect racios com a mesma lente.

O objetivo de uma lente anamórfica é melhorar a qualidade geral da imagem ao fazer um melhor aproveitamento da sua resolução vertical. Algo que ajudaria a reduzir a quantidade de grão na imagem.

Em termos de aspeto, as lentes mais conhecidas têm um formato esférico. Já as lentes anamórficas são mais achatadas verticalmente, daí que consigam fazer um melhor aproveitamento vertical dos cenários à sua frente.

Ainda é muito cedo para tirar conclusões

Habitualmente, as empresas começam a desenvolver protótipos dos seus próximos equipamentos muito antes da sua apresentação. Por isso não é inimaginável que a Apple possa já ter em mãos algumas propostas para os seus smartphones do próximo ano.

Todavia, com mais de um ano de antecedência para a sua revelação, ainda é muito cedo para dar estas informações como garantidas. Mesmo que este protótipo exista, nada nos garante que venha a ser o escolhido, logo deita uma boa "pitada de sal" nestes dados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Estás à espera do iPhone 12? Temos más notícias para ti
  • iPhone 11 não dá hipótese: é o smartphone mais popular do mundo
  • iPhone 12 vai manter algo que a Apple devia ter coragem de abandonar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.