iPhone 12 Mini: números de vendas atestam o fracasso do smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O iPhone 12 Mini pretendia ser a fénix no mercado tecnológico, tentando ressuscitar a tendência dos topos de gama com ecrãs pequenos. No entanto, os últimos meses mostraram-nos que a estratégia não surtiu o efeito desejado pela Apple.

Caso dúvidas ainda houvesse acerca do fracasso do iPhone 12 Mini, o último relatório da Counterpoint Research comprova isso mesmo. O modelo menor dos topos de gama da Apple contabilizou, em janeiro, apenas 5% das vendas da sua família.

iPhone 12 Mini representa apenas 5% da nova linha de topos de gama da Apple

Os dados foram partilhados esta terça-feira pela agência de estudos de mercado Counterpoint Research. Aqui, esta entidade revela o comportamento do mercado norte-americano na primeira metade de janeiro.

Entre todos os iPhone 12 vendidos neste período, apenas 5% representam o modelo mais pequeno desta família, o iPhone 12 Mini. O modelo que pretendia apelar à nostalgia nos consumidores, tornou-se no modelo a evitar.

Tal como nota a Counterpoint Research no seu relatório, o mercado está agora inclinado para smartphones com grandes ecrãs. Os consumidores mostram-se dispostos a sacrificar a utilização com apenas uma mão por um equipamento que lhe ofereça uma experiência mais imersiva.

Prova disso é o facto de os smartphones com ecrãs abaixo das 6" polegadas representarem agora apenas 10% de todo o mercado mobile. Esta quota de mercado poderia ser justificada pela ausência de oferta nessa faixa, porém, o iPhone 12 Mini vem mostrar que o mercado está efetivamente desinteressado neste tipo de smartphones.

Produção do iPhone 12 Mini será cancelada em breve

Analistas da JP Morgan avançam já com uma interrupção na produção do iPhone 12 Mini. A decisão deverá concretizar-se já no segundo trimestre de 2021, com vista a uma redução de custos por parte da Apple.

A empresa americana irá assim canalizar meios para a produção dos restantes elementos da linha iPhone 12. Modelos que apesar do seu elevado preço revelaram-se um sucesso de vendas desde a sua chegada ao mercado.

Tudo isto é agora motivo para questionarmos os rumores que dão conta de um iPhone 12s Mini. Observado o fracasso do iPhone 12 Mini, será que a Apple apostará novamente nesta fórmula?

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone: como usar o Spotify (ou outra aplicação) como leitor de música pré-definido no iOS 14.5
  • Apple: atualização para macOS Big Sur pode causar danos irreparáveis!
  • BMW poderá ser parceira da Apple para o desenvolvimento do seu carro
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.