iPhone 12 com "verdadeiro" 5G pode chegar só em 2021. Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

É certo e sabido que a Apple irá lançar os seus próximos iPhones (provavelmente com a nomenclatura 12) com suporte para dados móveis de quinta geração. No entanto, conforme avança os analistas da firma Susquehanna, os iPhones de 2020 não irão suportar a velocidade máxima que o 5G oferece.

Em relação ao 5G, existem duas bandas de frequências diferentes: sub-6GHz e a chamada mmWave. A primeira suporta as abismais velocidades acima de 1Gbp/s onde qualquer equipamento que tenha um modem suportado conseguirá usufruir destas velocidades.

Já os telemóveis com suporte apenas a redes sub-6GHz só conseguirão atingir velocidades "normais" de 100 a 150 Mbp/s. Assim sendo, de acordo com o analista, os iPhones em 2020 só suportarão a rede com menos capacidade, não fazendo o salto para a versão do 5G mais rápida.

A Susquehanna afirma então que os primeiros iPhones de 2020 com rede sub-6GHz serão lançados em setembro, a data típica de lançamento da Apple. Apenas por volta de 2021 é que a empresa da maçã deverá lançar iPhones com capacidade para mmWave.

Apple quer desenvolver o seu próprio módulo de antenas

Este atraso na chegada de iPhones com suporte ao 5G mais rápido deve-se à decisão da Apple de querer desenvolver módulos de antena próprios. Em vez de utilizar os já existentes, como os da Qualcomm, por exemplo, a marca quer tornar-se independente nesse sentido.

Tanto a Susquehanna como o renomeado analista Ming-Chi Kuo afirmam que a Apple deverá lançar 4 modelos de iPhone com 5G em 2020. Todos os modelos serão equipados com ecrãs OLED, de acordo com os relatórios de fornecedores. Existe ainda mais um modelo esperado, o iPhone SE 2, inspirado no design do iPhone 8.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei FreeBuds 3 Review: uns earphones a considerar!
  • Uma câmara frontal na lateral? Uma ideia parva mas com alguma lógica! (opinião)
  • Xiaomi tem um "aquecedor de pés" barato que vais querer ter!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.