iOS vs Android: Dispositivos Apple lideram em falhas e erros graves nas Aplicações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com um estudo efetuado pela Blannco Technology Group os novos dispositivos da Apple têm quase o dobro das probabilidades de apresentarem um erro fatal ou simples falha do que os seus concorrentes Android. Este estudo parece contrariar a acepção comum do sistema operativo iOS, tido como exemplar a nível de fluidez e performance. Pois bem, onde é que o iOS está a falhar?

Problemas no mundo iOS

Segundo os dados divulgados por esta agência, 65% dos dispositivos iOS apresentam falhas ou crashes nas aplicações, ao passo que apenas 25% dos dispositivos Android sofreram do mesmo problema.

Aprofundando a pesquisa, descobriu-se que o dispositivo iOS que mais problemas apresenta é o Apple iPad Air 2, responsável por 2% de todas as falhas detetadas. De acordo com este relatório as falhas e crashes estarão a ser provocados pelo novo iOS 10.

Os números mostraram que em 65% dos dispositivos iOS as aplicações apresentaram falhas ou crashes, ao passo que nos seus rivais Android este problema só se revelou em 25% dos equipamentos testados.

Problemas no mundo Android

Dentro destes os Lenovo Vibe K5 Note com 4% dos erros registados.

Os equipamentos com Android apresentaram alguns problemas com a bateria em 7% de todos os dispositivos testados, além de problemas no ecrã em 6% dos dispositivos. Já a nível de construtoras a Samsung foi a que apresentou mais falhas, registando 11% de todos os problemas (tablets e smartphones), seguindo-se a Xiaomi com 4%.

Principais falhas

Os crashes nas aplicações (seja force close ou lentidão e encerramento) foi o principal problema sentido pelos utilizadores do sistema operativo iOS na América da Norte durante o período em que decorreu este estudo. Olhando para o resto do mundo, as principais queixas dos utilizadores de iOS prendem-se com o aumento da temperatura no seu "iDevice".

Vê também: Apple grava o teu histórico de chamadas em servidor privado

Por seu lado os utilizadores Android da América do Norte queixaram-se, maioritariamente, das aplicações que fechavam inesperadamente devido a um erro ou crash (21%). No resto do mundo o principal problema para os utilizadores Android (smartphone ou tablet), prendia-se com algum problema relacionado com a porta USB.

O Pokemon Go foi o principal responsável pelas falhas, tanto na plataforma iOS como no sistema operativo Android. Primeiramente pelos seus crashes habituais, 5% no iOS e mais de 10% em Android durante o período avaliado. Esta aplicação causou impacto pela forma como sugava a bateria de qualquer smartphone e por aumentar bastante a sua temperatura ao usar a localização GPS, câmara e vários sensores.

Por último, as aplicações que mais falhas apresentaram no iOS foi o Instagram com 14%, seguindo-se o Snapchat com 12%, o Facebook com 9% e o seu Messenger com 5%. Já no mundo Android, a aplicação que mais erros apresentou foi a IMS Service com 32% de todas as falhas desatadas, segundo-se a lista de contactos com 12% e a aplicação Google Play Store com 10% de todos os erros registados.

Talvez queiras ver:

OnePlus 3T: Confiança traída ou oportunidade aproveitada? [Opinião]

Google declara guerra aos revendedores do Google Pixel

Apple poderá lançar os seus Smart Glasses que funcionarão em conjunto com o teu iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.