iOS: versão mais recente não corrige um dos piores bugs do iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo iOS 17 continua a sofrer com os bugs ocasionais, bem como a ser alvo de alguns ataques DoS através de um dispositivo conhecido como Flipper Zero. Trata-se de um pequeno gadget que tira partido do protocolo de comunicação BLE e pode deixar um iPhone ou iPad totalmente sem utilização. Felizmente, a Apple está em cima do assunto.

A franca popularidade do pequeno dispositivo que podia "acabar" com o correto funcionamento de iPhone, ou iPad, foi profusamente aumentada pelas notícias publicadas pela comunidade tecnológica. O gadgets - Flipper Zero - pode ser usado para os mas diversos propósitos, inclusive colocar o iPhone num ciclo de reinicialização forçada.

Apple foi alertada para a falha potencialmente grave nos seus iPhone

Apple iPhone

Até ao momento certo é que os iPhone com iOS 17 continuavam a poder ser afetados por este exploit, até então sem correção nos mais variados dispositivos da marca. A propósito, tal como avança a publicação 9to5Mac, começaram a surgir casos de utilizadores afetados por isso mesmo.

Finalmente, a gigante de Cupertino terá sido alertada para o potencial problema a afetar um número impossível de precisar dos seus equipamentos, mas potencialmente gigante. Infelizmente, até ao momento, não temos uma correção definitiva, ainda que tal deva estar a ser preparado pela tecnológica norte-americana.

Falha podia colocar os iPhone num "loop" interminável

A situação em apreço foi divulgada amplamente no antigo Twitter, a rede social X, tal como podemos observar em seguida. Para tal, basta ter um dispositivo simples e relativamente acessível, mas com grande potencial nocivo, quando mal empregue.

Annoying Apple Fans: The Flipper Zero Bluetooth Prank Revealed https://t.co/6oqroCdMwT via @YouTube

— Techryptic, Ph.D. (@tech) 4 de setembro de 2023

Face ao exposto, podemos apenas lamentar o facto de a tecnológica norte-americana não ter avançado ainda uma correção propriamente dita para esta vulnerabilidade. Algo que não afetará os utilizadores no geral, mas que pode ser usado com grandes efeitos nefastos, em casos direcionados.

Em síntese, este potencial ataque usa uma debilidade na sequência de vinculação do protocolo Bluetooth Low Energy (BLE). A Apple, tal como várias outras fabricantes, empreguem várias tecnologias deste tipo nos seus equipamentos e respetivo ecossistema, podendo infelizmente as lacunas ser aproveitadas.

Por fim, importa frisar que o mesmo dispositivo - Flipper Zero - também pode ser empregue para se conectar e perturbar o correto funcionamento de dispositivos Android. Aliás, as suas capacidades vão além dos dispositivos móveis, podendo ser apontadas para uma miríade de equipamentos, de computadores até ao portão de casa.

Flipper Zero and The Kitchen Sink BLE attack.Flipper attacks Android phones, Apple iPhones and Windows computers!#flipperzero #bluetooth #apple #iphone #android #google #samsung #windows pic.twitter.com/kPA5BZvGFB

— David Bombal (@davidbombal) 2 de novembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.