iOS 18 pode trazer possibilidade que existe desde sempre no Android

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Após 17 anos de uma abordagem mais rígida na organização do ecrã inicial, a Apple pode finalmente introduzir uma novidade há muito esperada pelos seus utilizadores no iOS 18. E a inspiração vem diretamente do Android.

Segundo informações avançadas pelo MacRumors, a Apple vai finalmente permitir que os utilizadores de iPhone manipulem os ícones das aplicações com maior liberdade. Ou seja, será possível criar "espaços em branco, filas e colunas" entre os ícones.

iOS 18 will reportedly feature a new Home Screen that is more customizableThis is part of Apple’s big plans for iOS 18, which is believed to be the biggest iOS update ever internally Source: @markgurman pic.twitter.com/I3XBkwwryD

— Apple Hub (@theapplehub) 24 de março de 2024

Esta funcionalidade, presente no Android desde o seu lançamento em 2008, permite aos utilizadores personalizar o ecrã inicial ao seu gosto. Algo que até agora era limitado no ecossistema iOS devido à colocação automática dos ícones das aplicações sem possibilidade de deixar espaços vazios.

Para quem sempre utilizou Android todos estes anos, parece quase ridículo falar desta possibilidade como uma novidade que só vai chegar no iOS 18 para quem tem iPhone. Para quem, como eu, também usa iPhone, é provavelmente a minha maior crítica ao sistema operativo da Apple. Mas não a única.

Numa altura em que usamos gestos para interagir com o smartphone, também seria imperioso termos um gesto para retroceder no iOS como existe no Android. E que dizer do agrupamento de notificações? Continua a ser uma confusão no iOS.

O que mais esperar do iOS 18

Além desta mudança na personalização do ecrã inicial, espera-se que o iOS 18 traga mais opções de personalização e funcionalidades. Uma das grandes apostas da Apple para esta atualização parece ser a integração da inteligência artificial generativa. A empresa estará alegadamente em conversações com vários parceiros. Entre estes, o mais sonante é a Google.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.