Alexa, Google Assistant e Siri, a tríade das assistentes virtuais que em poucos meses foram praticamente obliteradas (em inteligência) por soluções como o ChatGPT e respetivo chat bot da OpenAI. Todavia, a gigante de Cupertino, a Apple, estará a trabalhar em grandes melhorias para a Siri a chegar com o iOS 18.
Em primeiro lugar, esta será a versão do sistema operativo a ser oficialmente apresentada no WWDC 2024, possivelmente em junho do próximo ano. Deverá, posteriormente, chegar aos utilizadores a partir de setembro do próximo ano, então com a gama iPhone 16.
iOS 18 poderá dotar a Siri de novos modelos de linguagem mais inteligente
Em todo o caso, temos já um relato animador oriundo da publicação especializada MacRumors, a Siri pode tirar partido de novos modelos de linguagem e aprendizagem lexical. As informações foram publicadas primeiramente pelo The Information e prometem dar novo ímpeto a esta assistente virtual algo limitada.
Por exemplo, a assistente da Apple poderá, a pedido do utilizador, converter as tuas fotografias em GIFS. Se tiveres, a título de exemplo, três, quatro ou cinco fotografias sequenciais com algum movimento, a Siri poderá assim criar um GIF único com base no teu material fonte. O processo será automatizado pela Inteligência Artificial (IA) a reforçar esta assistente.
Importa notar que de momento é possível fazer isto mesmo, converter fotos sequenciais em imagens animadas (GIF's), mas obriga a uma interação manual do utilizador. Ou seja, este tem que tocar no respetivo atalho.
Siri tornar-se-á numa ferramenta útil em qualquer iPhone da Apple
Atentando nas informações divulgadas pelo The Information, esta revolução para a Siri só chegará no próximo ano de 2024, aquando do lançamento do iOS 18. Entretanto, a tecnológica de Cupertino estará a trabalhar nos modelo de linguagem para tornar esta assistente mais dinâmica e sobretudo mais útil.
Ao mesmo tempo, vemos também na sua maior rival, a Assistente Google, um trajeto similar. Também esta assistente está a adotar modelos de linguagem mais complexos, tudo para que a própria assistente também nos possa ser mais útil em diversas tarefas.
Face ao exposto, acreditamos que no próximo ano de 2024, tanto na WWDC 2024 como na Google I/O 2024, as assistentes virtuais e respetivas novidades estarão no foco das atenções. Resta saber, é claro, qual das gigantes se chegará à frente e entregará estas potenciais funções adicionais para os seus utilizadores em primeiro lugar.
Críticas à Apple e Google pela inércia na melhoria das Assistentes
A Inteligência Artificial, já badalada há vários anos, e recentemente vivendo um autêntico apogeu, parece ter passado ao lado das principais assistentes virtuais.
A ironia não passou despercebida aos utilizadores mais atento. Um público que, em poucos meses, se aperceberam do quão básicas ainda são a Alexa da Amazon, Assistente da Google, Siri da Apple e nem falemos da Bixby da Samsung.
Face a soluções como o ChatGPT, com as suas respetivas diferenças e particularidades, certo é que nenhuma se compara verdadeiramente ao potencial desta solução de IA focada no diálogo (chat bot).
Em todo o caso, temos agora o novo iOS 17 a chegar muito em breve com os iPhone 15, sendo toda uma nova versão do sistema operativo para desfrutar. Aliás, a Apple estará a cogitar remover a frase de ativação ou chave de voz "Hey Siri", ficando-se apenas pelo comando "Siri" para tornar o diálogo algo mais natural.
Todavia, as mudanças de fundo, realmente dignas de nota, deverão fazer-se esperar um pouco mais, adivinhando-se já para o Worldwide Developers Conference de 2024.
Poderá a Siri tornar-se realmente útil em 2024? Essa é realmente a questão de fundo.
Editores 4gnews recomendam: