iOS 17 com adesão mais lenta que o iOS 16 no iPhone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A mais recente atualização dos sistemas operativos da Apple mostra uma tendência diferente dos últimos anos. A adoção do iOS 17 nos iPhone tem avançado de forma mais cautelosa comparativamente ao seu antecessor. Já o iPadOS 17 está a superar os números de adesão registados pelo iPadOS 16.

Segundo os dados mais recentes divulgados pela Apple, a adoção do iOS 17 por parte dos utilizadores de iPhone não está a acontecer tão rapidamente quanto no iOS 16. Atualmente, o iOS 17 encontra-se instalado em 76% dos iPhone lançados nos últimos quatro anos.

iOS 17, Apple iPhone

Este número não deixa de ser bastante positivo. Mas fica ligeiramente aquém dos 81% de adesão que o iOS 16 registou no mesmo período do ano passado. Esta mudança sugere que, talvez, os utilizadores não vejam o iOS 17 e as suas atualizações pontuais como tão cruciais quanto viam o seu predecessor.

Ainda no universo iPhone, 20% dos dispositivos lançados nos últimos quatro anos mantêm-se fiéis ao iOS 16, e 4% ainda possuem versões anteriores. Quando consideramos todos os iPhone em uso, o iOS 17 abrange 66% do espectro, deixando o iOS 16 com 23% e as versões anteriores com um total agregado de 11%.

iPadOS 17 supera as expectativas

O cenário do iPadOS revela uma história de sucesso mais notável. O iPadOS 17 já foi adotado por 61% dos iPads introduzidos nos últimos quatro anos. Este ultrapassa os 53% de adesão que o iPadOS 16 havia conseguido no mesmo intervalo de tempo. Este aumento significativo de adesão destaca um interesse crescente e uma rápida transição para a versão mais atual do sistema operativo nos tablets da Apple.

Se considerarmos todos os iPads em circulação, o iPadOS 17 marca presença em 53% dos dispositivos. É seguido pelo iPadOS 16 com 29%, e as versões anteriores ocupam os restantes 18%.

Este panorama de atualização dos sistemas operativos da Apple contrasta com o ecossistema Android, que apresenta uma diversidade maior de dispositivos e fabricantes, tornando as comparações diretas de adoção um desafio. Ainda assim, fabricantes como a Google a Samsung já prometem 7 anos de atualizações para os seus topos de gama mais recentes.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.