iOS 15 tem novo bug que está a irritar os utilizadores de Apple iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente iteração do sistema operativo da Apple para telefones iPhone começou a ser distribuída na última segunda-feira (20) de setembro. Entretanto, já chegou a milhões de dispositivos Apple iPhone, estando, contudo, a causar frustrações a alguns utilizadores.

Esta distribuição geral do sistema operativo na versão estável e global não é isenta de problemas. Com efeito, após termos dado a conhecer a problemática da dificuldade de reconhecimento do cartão SIM, agora há falsos alertas de armazenamento cheio.

Há um novo e irritante "bug" no sistema operativo iOS 15

Após a instalação da nova versão alguns utilizadores estão a reportar, através dos fóruns oficiais de suporte, a ocorrência de um novo erro particularmente irritante. Em causa está o "falso positivo" que alerta para o armazenamento interno quase cheio no iPhone.

À medida que os relatos se somam nas respetivas páginas da comunidade Apple e páginas de apoio ao consumidor, a tecnológica de Cupertino não comentou o assunto. Todavia, os utilizadores têm vindo a ilustrar as suas queixas com capturas de ecrã reveladoras.

Tal como podemos ver em seguida, temos o familiar pop up com o aviso de "Armazenamento quase cheio". O utilizador pode assim descartar o aviso ou gerir este armazenamento no sentido de libertar algum espaço. No entanto, como falso positivo, não existe real necessidade de tal uma vez que a maioria dos utilizadores aponta espaço de sobra nos respetivos Apple iPhone.

Em causa está o falso positivo do "Armazenamento quase cheio" nos Apple iPhone

O aviso é persistente e não há, de momento, forma de o corrigir. Mesmo que os utilizadores tenham espaço sobrante no armazenamento dos respetivos Apple iPhone, o aviso alerta para a possibilidade de este estar já a escassear.

Esta problemática também afeta alguns utilizadores de iPhone em Portugal após a instalação do iOS 15 em vários modelos. Desse modo, não é possível atribuir o erro a um determinado modelo de iPhone, afetando aleatoriamente os dispositivos móveis.

Apple não reconheceu a problemática até ao momento

Infelizmente não há forma de resolver o problema que acaba por se apresentar como uma distração para os utilizadores. Note-se que ao clicar em "Definições" são encaminhados para a secção de gestão do armazenamento.

Por outro lado, ao tocar em "Efetuado" ou "Done", o aviso é apresentado posteriormente em ocasiões diversas. Este último cenário mostra-se frustrante para os utilizadores afetados por este novo bug do iOS 15.

Por fim, até ao momento a tecnológica de Cupertino não reconheceu a problemática, nem forneceu devida correção para a mesma. Na eventualidade de estarem a sofrer com a mesma problemática sintam-se à vontade para deixar o respetivo feedback na secção dos comentários.

[Atualização] A Apple já reconheceu a problemática. A mesma deverá ser resolvido com uma atualização de software para breve. Esta foi a informação dada pela tecnológica de Cupertino recentemente aos utilizadores queixosos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: em Portugal é necessário trabalhar 24,5 dias para comprar o iPhone 13
  • WhatsApp: app de mensagens receberá ótima função para grupos no Android
  • Apple: utilizadores estão menos interessados no iOS 15 que no iOS 14
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.