iOS 14.3 traz finalmente o formato ProRAW aos iPhone 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple distribuiu o iOS 14.3 e o iPadOS 14.3 para todos os utilizadores e dispositivos eleitos. Entre o leque de novidades, tal como avança a 9to5mac, temos novas funções como o Apple ProRAW para os utilizadores de iPhone 12, entre outras melhorias.

Esta atualização de sistema também abre caminho para os auscultadores premium da marca, os AirPods Max, além do suporte para o serviço Apple Fitness+, algo que também já chegou aos computadores Mac com última atualização do macOS Big Sur.

As novidades do iOS 14.3 para os iPhone 12

Entre as principais melhorias para utilizadores de iPhone com o iOS 14.3 está o suporte para o novo formato Pro RAW. Este formato específico para fotos destina-se aos dispositivos iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, ambos apresentados em outubro último.

Assim que a atualização estiver corretamente instalada no dispositivo móvel poderão ativar e tirar partido do formato assim que o ativarem na aplicação de câmara fotográfica. Com efeito, encontrarão a opção nas Definições - Câmara - Formatos.

Ao ativar esta opção nos iPhone as imagens captadas em Apple Pro RAW terão uma dimensão aproximada de 25 MB (tamanho do ficheiro gerado). Trata-se de um formato sem compactação que abre um rol de possibilidades na edição posterior da imagem.

O formato Apple Pro RAW

O Pro RAW da Apple é um formato para imagens a 12-bits (ao invés do padrão mais habitual a 8-bits). As fotografias guardadas neste formato preservam um maior intervalo dinâmico. Algo que pode ser aproveitado plenamente na pós-edição da imagem.

Ao mesmo tempo, é um formato que guarda os detalhes e informações geradas pela Inteligência Artificial e algoritmos de processamento da imagem aplicados pelo iPhone, tal como a tecnologia Deep Fusion, algo em que o tradicional RAW não suporta.

Este novo formato foi anunciado pela Apple durante a apresentação dos iPhone 12, garantindo que chegava até ao final de 2020. Assim, com a atualização para iOS 14.3, a gigante de Cupertino conseguiu cumprir a sua palavra.

Entre as novidades da câmara com o novo iOS temos também a opção para gravar vídeo a 25 fps, além de podermos espelhar a câmara frontal para fotografias nos iPhone 6s, 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7, 7 Plus, iPhone 8, 8 Plus e iPhone X.

Por fim, a atualização para iOS 14.3 também adiciona o suporte para os novos AirPods Max, os auscultadores Buetooth, além do serviço Fitness+, não disponível em Portugal. Há ainda várias melhorias e otimizações diversas incluídas neste update.

Editores 4gnews recomendam:

  • Comissão Europeia coloca gigantes em xeque e regula mercado digital na Europa
  • Apple AirPods MAX: os auscultadores Bluetooth já em mão [vídeo]
  • Apple lança o macOS Big Sur 11.1 11.1 para computadores Mac
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.