iOS 13 tem novo bug que consume imensos dados móveis sem razão aparente

Carlos Oliveira
Comentar

O iOS 13 tem sido uma versão problemática para a Apple e todos os seus utilizadores e os problemas continuam a surgir. Desta vez, foi detetado um novo bug que está a consumir os dados móveis dos utilizadores.

De acordo com os relatos conhecidos, os consumos injustificados podem ascender aos gigabytes. Na maioria dos planos nacionais, este cenário poderá gerar contas avultadas para os utilizadores lesados.

Aplicações desinstaladas estão na origem do problema

O mais estranho desta situação é que o tráfego está a ser atribuído a aplicações que, supostamente, já foram desinstaladas do iPhone. Algo que não faz qualquer sentido e atesta que se trata de um bug inerente ao iOS 13.

Por enquanto, ainda não existe nenhuma solução para o problema, a não ser desligar totalmente os dados móveis. A Apple já reconheceu este bug, mas ainda não temos indicações de quando uma solução poderá ser disponibilizada.

Como averiguar se estás a sofrer com este bug

Para saberes se tens este bug, deves dirigir-te a Definições - Dados móveis e deslizar até ao fundo onde irás encontrar a opção "Repor estatísticas" e selecioná-la. Posto isto, é aconselhável que não instales ou desinstales numa aplicação nos próximos dias.

Agora, deves analisar o volume de dados que for surgindo na secção "Desinstaladas". Se os valores começarem a subir abruptamente, então tens a prova de que o problema está a afetar o teu iPhone.

Até que uma correção para o problema seja lançada pela Apple, deves fazer um controlo apertado do teu consumo de dados. O ideal será ligar esta conexão apenas quando necessário, para tentar evitar faturas volumosas no final do mês por algo que não é da tua responsabilidade.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.