iOS 13 sugere presença de USB-C nos iPhone XI

Carlos Oliveira
Comentar

A beta do iOS 13 já anda nos equipamentos dos mais aventureiros e já deixa pistas do que esperar dos próximos iPhone. O utilizador Raphael Mouton deixou, no seu Twitter, uma imagem do ecrã de recuperação do seu iPhone em que nos é mostrado um cabo USB-C.

#IOS13 #iOS13Beta Plus de Lightning et d'iTunes sur l'écran de restauration, de l'USB-C ? et un futur utilitaire pour iPhone sur mac ? @LeoDuffOff pic.twitter.com/iTJj4Tp18O

— Raphaël Mouton (@Raf___m) 7 de junho de 2019

A imagem que podemos ver indica que devemos ligar o iPhone ao iTunes. Mas o mais interessante é mesmo a presença de um cabo USB-C ao invés do habitual Lightning.

Será desta que a Apple nos dá uma entrada USB-C no iPhone?

Há muito que se fala na possibilidade de a Apple abandonar a sua entrada Lightning em favor do USB-C. Este tipo de rumor tem sido constante nos últimos anos, mas até agora nunca se concretizou.

Agora que o próprio iOS 13 faz menção a esta entrada, a expectativa é ainda maior para a presença da entrada USB-C nos novos iPhone XI. A concretizar-se essa mudança, forma-se uma maior consistência em todo o portefólio da Apple.

Entrada USB-C já faz parte de outros produtos da Apple. Sò falta mesmo o iPhone!

Um dos primeiros equipamentos Apple a migrar para o USB-C foi o Macbook Pro. Em seguida, também o iPad Pro teve tratamento semelhante. Este cenário cria inconsistência no portefólio da empresa, visto que, por exemplo, não consegues ligar diretamente o teu iPhone ao teu Macbook Pro.

Assim sendo, faz todo sentido que também os iPhone passem a usar uma entrada USB-C. Para além de velocidades de carregamento maiores, esta entrada possibilita a transferência de dados entre dispositivos.

Qual será o futuro do Lightning?

Uma vez que a Apple ganha muito dinheiro em acessórios, parece pouco provável o abandono completo da entrada Lightning. Essa não deverá ser a estratégia da Apple, pelo menos no imediato. A acontecer, deverá ser uma transição gradual.

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.