iOS 13 possui bug que está a frustrar os utilizadores e que a Apple se recusa a corrigir

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Vários utilizadores têm se queixado constantemente de um bug presente no iOS 13 e que será um grande inimigo do teu plano de internet móvel. Segundo as queixas, sempre que se inicia uma chamada no FaceTime, o sistema operativo salta automaticamente do Wi-Fi para dados móveis.

São vários os relatos de acontecimentos semelhantes, inclusive no fórum oficial da Apple. Quer isto dizer que a empresa norte-americana tem conhecimento do problema, mas ainda nada fez para o resolver.

Bug tem um alcance muito maior que o que se pensava

Explorando as várias queixas, notamos que este não é um problema cingido a um tipo de equipamento da Apple. Os relatos incluem o iPhone 11, iPhone 11 Pro e ainda alguns iPad.

Mais ainda, temos conhecimento de utilizadores do iOS 12.4 a sofrerem com o mesmo problema. Isto mostra-nos que é um mal que não afeta apenas a versão mais recente do sistema operativo para dispositivos móveis da Apple.

Basicamente aquilo que acontece é quando inicias ou recebes uma chamada no FaceTime, o equipamento desliga-se da rede Wi-Fi e passa para o modo de dados móveis. Uma vez terminada a chamada, o Wi-Fi volta a ser conectado.

Vários já tentaram repor os dados de fábrica dos seus iPhone ou até a instalação de raiz do iOS 13. Procedimentos que não resolveram este irritante bug.

Como contornar o problema

Perante a inação da Apple relativamente a este irritante bug, vários utilizadores descobriram uma forma de contornar o problema. A resolução temporária passa por desativar por completo a ligação de dados móveis antes de iniciar uma chamada no FaceTime.

Deste modo, o FaceTime será obrigado a optar pela conexão Wi-Fi. Mas se, por alguma razão, deixares os dados móveis a correr em segundo plano, é garantido que irás experienciar este mal.

Bug já está presente no iOS 13 desde a sua fase beta

Quando dizemos que a Apple se recusa a corrigir este problema, dizemo-lo porque este bug já tem foi reportado desde a fase beta do iOS 13. Dito isto, este é um problema que se verifica há já meio ano e ainda nada foi feito para o corrigir.

A Apple ainda nada disse acerca deste bug, pelo que não existe nenhuma previsão para a sua correção. Enquanto isso, o nosso conselho é que desligues sempre os teus dados móveis quando quiseres utilizar o FaceTime.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple apostou forte na privacidade no iOS 13 e já está a dar frutos
  • Câmaras do iPhone 11 não deslumbram no teste da DxOMark
  • Primeiro Macintosh completa 36 anos! Recorda um pedaço histórico da tecnologia
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.