Os dispositivos mais antigos da gigante de Cupertino podem ter a sua segurança comprometida segundo a própria Apple. Aliás, de acordo com a gigante de Cupertino pelo menos um hacker já terá tirado partido da falha de segurança nos Apple iPhone e iPad mais antigos a correr ainda o iOS 12.
Entretanto, a tecnológica norte-americana já disponibilizou uma atualização de emergência com software que visa colmatar a lacuna detetada. Fá-lo para proteger os utilizadores que se mantenham fiéis a dispositivos como o iPhone 6, iPhone 6s e dispositivos Apple iPad contemporâneos destes telefones.
Atualizem já os respetivos Apple iPhone e iPad que usem o iOS 12
A falha de segurança identificada recentemente pela Apple motivou a tecnológica de Cupertino a atualizar, de emergência, estes equipamentos em fim de vida. Mais concretamente, produtos vintage, ou já sem direito às mais recentes versões do software e sistema operativo da empresa.
A empresa norte-americana insta assim os utilizadores a aceitarem e instalarem o update iOS 12.5.6 atualmente em distribuição. A primeira distribuição teve lugar a 31 de agosto de 2022, com gradual distribuição para os vários mercados globais.
Esta lacuna permitia que um terceiro, mal-intencionado, executasse código malicioso ao explorar a falha no WebKit. Note-se que esta é a tecnologia que permite aos programadores exibir as páginas web no interior das aplicações. Algo similar ao abrir um link a partir da aplicação do Facebook. Nesse caso, abre-se a página web sem sair da aplicação em questão.
Apple vem reforçar o seu iOS com novos updates de segurança
Note-se que esta não é a primeira vez, nos últimos dois meses, em que uma situação similar é reportada. Aliás, ainda no mês passado reportamos um caso similar, também descoberto por um programador que permanece anónimo.
Por fim, a Apple está também a reforçar o seu iOS 15 com uma maior blindagem para esta lacuna detetada no iOS 12. Portanto, caso tenham um iPhone ou iPad que ainda use o iOS 12, atualizem já o dispositivo com as novidades já em distribuição.
A próxima grande distribuição de software ocorrerá após o próximo evento de apresentação de produtos a 7 de setembro.
Editores 4gnews recomendam: