Leica Cine 1 é o novo projetor Laser TV a chegar às lojas em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Leica, mítica marca alemã especializada em fotografia, máquinas fotográficas e objetivas, lança agora um projetor de Laser TV a custar perto de 10 mil euros. É um dos seus produtos mais audazes, fugindo ao seu "core" e prometendo revolucionar o futuro da televisão. Fá-lo em colaboração com a chinesa HiSense e veio conquistar as atenções do público durante a IFA Berlim 2022.

O produto em questão chama-se Leica Cine 1, uma das estrelas de Berlim. O produto estará disponível com duas configurações de 80 polegadas e 100 polegadas (a imagem projetada). Terá um preço aproximado de 7900 dólares, ou cerca de 7900 euros para o modelo de 100 polegadas e de 6900 dólares / euros para a versão de 80 polegadas assim que chegarem ao mercado em 2023.

Leica Cine 1 nasce da colaboração com a HiSense e as suas Laser TV

The Leica Cine 1 Laser TV offers a premium-quality home cinema experience. Witness the future of television live at IFA 2022 in Berlin and find out more about our new product: https://t.co/GScKHtxCCS#LeicaCine1 #LeicaCineLaserTV #LeicaCameraEn #IFA2022 #worldpremiere pic.twitter.com/6XEFN8wsZt

— Leica Camera AG (@leica_camera) 1 de setembro de 2022

Importa frisar que, além do projetor Laser nas suas duas configurações, a marca também comercializará um ecrã apropriado de 80 polegadas e 100 polegadas. Este equipamento terá um custo de 1600 dólares / euros e de 1800 dólares / euros para as versões de 80 e 100 polegadas, respetivamente.

Leica Cine 1

Note-se ainda que estas telas de projeção têm um sensor especial de rejeição de luz ambiente. Desse modo, a luz a incidir na tela será, quase que exclusivamente, a resultante do feixe de laser emitido pelo Leica Cine 1. Ademais, este ecrã ou tela será exclusivo para o novo produto de imagem da fabricante alemã.

Leica Cine 1

Não obstante, os utilizadores também podem usar tela de projeção de terceiros, ou uma parede branca adequada. Claro, não terão o sensor de luz ambiente e respetivo sistema de rejeição de luz ambiente, mas continuará a funcionar como projetor de Laser TV.

Trata-se de um projetor Laser com triplo laser RBG

O produto integra três fontes de luz - Red (R), Green (G), Blue (B) para compor a imagem e afirmar-se como alternativa às Smart TV para grandes formatos. Entrega uma resolução 4K, com menor consumo energético face às soluções da mesma dimensão e iluminação LED. Aliás, de acordo com a Leica, esta solução poderá ser escalada até às 140 polegadas para um verdadeiro Home Cinema.

Importa ainfa frisar que o Leica Cine 1 entrega entre 2100 até 2500 ANSI de lumens (brilho). Para além disso, tem uma taxa de atualização da imagem de 60 Hz, ou seja, o valor convencional.

Segundo a Leica a tecnologia de laser RGB tem uma vida útil estimada em mais de 25 000 horas em sessão contínua. TEmos também um recetor de sinal de TV, bem como dois altifalantes de 20 W com suporte para Dolby Atmos e Dolby Digital Plus.

Por fim, a marca alemã afirma que o Leica Cine 1 chegará às lojas entre o Q3 e Q4 de 2023, portanto, sensivelmente daqui a um ano. O produto está equipado com uma porta USB 2.0, uma USB 3.0 e uma slot Common Interface.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.