iOS 12 está presente em 88% dos dispositivos, afirma Apple

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple revelou as estatísticas de utilização do iOS, como costuma fazer algumas vezes por ano. Assim sendo, ficamos a saber que o mais recente iOS 12 está presente em 88% dos iPhones, iPads e iPods. Esta é uma taxa de fragmentação bastante positiva.

A Apple adicionou que 7% dos dispositivos estão a correr o iOS 11 e uns meros 5% correm versões prévias. Estamos a falar de dispositivos como o iPhone 4 e anteriores pois até o iPhone 5s recebeu o iOS 12.

Assim sendo, as estatísticas de utilização da Apple continuam a revelar que a maioria dos seus utilizadores atualizam os dispositivos. Isto porque a Apple faz questão de lançar novas versões do iOS para quase todos os equipamentos e de uma forma bastante rápida.

A chegada do iOS 13 irá mudar as estatísticas

O iOS 13 está para ser lançado em setembro, na sua versão final. Entretanto, as versões beta tem sido disponibilizadas para quem quiser ter acesso antecipado à nova versão. Estas versões não entram para as estatísticas da Apple mas assim que o iOS 13 for lançado, irá fazer parte da equação.

A Apple é bastante expedita nas atualizações portanto é esperado que até ao final do ano, já exista uma percentagem significante de utilizadores com o iOS 13 presente nos seus equipamentos.

Para o Android, é mais do mesmo

Embora tenha melhorado significantemente ao longo dos anos, a fragmentação do Android continua a não ter comparação com a da Apple. Em maio de 2019, apenas 10.4% dos equipamentos Android corria o Pie, a versão mais recente.

Contudo, comparar iOS e Android na fragmentação não faz muito sentido. A Apple desenvolve o iOS exclusivamente para o seu leque limitado de aparelhos. Já o Android é livre e está disponível em cerca de 2.5 mil milhões de equipamentos pelo mundo inteiro.

Juntando-se a isso, temos as atualizações da Google, que tem de passar ainda pelo filtro das fabricantes como Huawei e Samsung. Apenas nos telemóveis Pixel ou Android One, é que o Android puro está presente e atualizado quase sempre de imediato.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple continua líder na venda de smartwatches, Samsung em segundo lugar
  • Motorola One Zoom tem especificações reveladas em nova leak
  • Produtores de Game of Thrones abandonam HBO e assinam contrato com Netflix
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.