Apple iPhone X Samsung Android Oreo Google Apple iOS 12 WWDC 2018Apresentado durante a última edição do WWDC 2018, o novo iOS 12 da Apple trouxe várias novidades que poderás encontrar resumidas em vídeo no final do artigo. Trouxe também várias funções pedidas pelos utilizadores e várias inspirações no Android Oreo da Google.

Sentimos que nos últimos anos tem existido uma natural convergência entre o sistema operativo da Google e o equivalente da empresa de Cupertino. Algo que se tornou notório com a apresentação do iOS 12 que chegará em setembro aos utilizadores de iPhone e iPad.

Vê ainda: Samsung recusa-se a pagar 539 milhões à Apple e voltarão a tribunal

Com ambas as plataformas a atingirem um notório grau de maturação, agora começam a ser aplicados refinamentos em ambos os lados. São novidades importantes que chegam ao universo Apple com o iOS 12. São dados adquiridos no universo Google com o Android Oreo.

O ciclo repete-se e inverte-se vezes sem conta. Em 2017 foi a Google a olhar para o iOS 11 ao preparar o seu Android Oreo, a 8ª versão do sistema. Menos de um anos depois, algumas das novidades disponíveis há meses para o Android chegarão ao iOS 12 em setembro de 2018 (data não confirmada).

Android da Google e iOS da Apple, cada vez mais idênticos?

É perfeitamente normal e expectável que daqui em diante tanto o iOS (a partir deste iOS 12) como o Android (a partir do Android Oreo), sejam cada vez mais similares. Não em aspecto ou operação mas sim a nível de funcionalidades, modos e ferramentas para o utilizador. Ora, afinal de contas é apenas a evolução natural da tecnologia para dar resposta às necessidades humanas.Apple iPhone X Samsung Android Oreo Google Apple iOS 12 WWDC 2018

Esta WWWDC18 (ou WWDC 2018), foi um evento muito ponderado. Foi também uma das apresentações mais “à lá Google” que a Apple alguma vez celebrou. Extensa e sem um único tema claramente definido, a empresa de Cupertino desvendou imensas novidades.

Entre funcionalidades do iOS 12 que os consumidores e utilizadores precisam, até à notória preocupação com o bem-estar digital. Retrocedendo a maio, este seria o “mote” de toda a keynote da Google I/O 2018. O tempo (a mais) que passamos no smartphone.

Posto isto, apesar de algumas das novidades no Apple iOS 12 não serem propriamente revolucionárias, não deixam de ser cativantes. Aliás, muitas delas já se encontram no Android Oreo da Google e demonstraremos isso mesmo.

As notificações, agora (e finalmente) em grupo – iOS 12

Os canais e grupos de notificações surgiram em primeiro lugar no Android Oreo da Google, em agosto de 2017. Agora chegam ao iOS 12 da Apple para grande alívio dos utilizadores e para grande orgulho da própria Apple. Segue-se o exemplo.Apple iPhone X Samsung Android Oreo Google Apple iOS 12 WWDC 2018

Aliás, esta foi a funcionalidade mais pedida pelos utilizadores da marca há já bastante tempo, sobretudo depois de a conhecerem no Android. É também uma das maiores carências do iOS 11, ficando finalmente resolvida no iOS 12 assim que este for distribuído.

Android Oreo generalizou as notificações agrupadas

Já no iOS 12, pelo que pudemos aferir com recurso à versão beta, temos aqui uma organização das notificações. Temos também um aspecto graficamente fluido e cuidado, algo a que já estamos habituados na Apple.

Na prática, esta nova funcionalidade vai garantir a organização por grupos de todos os alertas que cheguem ao teu iPhone / iPad. Algo que te poupará tempo, paciência, espaço no ecrã e te dará um controlo preciso.

Ainda assim, já mesmo antes do Android Oreo da Google que víamos a tecnológica de Mountain View a esboçar esta função. Algo que se tornou “padronizado” em agosto de 2017.

Galeria de fotos da Apple ou Google Fotos?

Para os utilizadores do iOS 12 da Apple todo o funcionamento da galeria está agora mais inteligente. Está também extremamente similar ao serviço Google Fotos, desde as sugestões automáticas até ao formato de organização dos conteúdos.Apple iPhone X Samsung Android Oreo Google Apple iOS 12 WWDC 2018

Sentimos que aqui a Apple se focou na facilidade de procura de conteúdos, na partilha dos mesmos e na inteligência artificial. Aqui, tal como no Google fotos, terás colagens automáticas e conteúdo gerado pelos algoritmos de inteligência artificial.

Aliás, em vários pontos o serviço Google Fotos apresenta-se mais maturado, com funções que ainda não chegaram ao iOS 12. Seja como for, para o utilizador serão mais ferramentas, algo que é sempre uma mais valia.

AR Emoji no Android e Memoji no iOS 12

Durante a keynote da WWDC18, outra das novidades apresentadas foram os memoji. Uma nova forma de expressão que eleva os Animoji introduzidos com o iPhone X a um novo patamar.

Para os utilizadores do Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus a mesma função chama-se AR Emoji. Na prática são animojis mais personalizados que se adaptam aos teus traços físicos. Isto é, caso queiras essencialmente criar um avatar da tua pessoa.

Esta característica estreou-se com os topos de gama da rival Samsung. Está também presente nos dispositivos da ASUS com os ZenEmoji, sendo estes últimos mais similares à solução inicial da Apple.

Em suma, é mais uma função que já era conhecida do universo Android e que agora se generalizará com o iOS 12 da Apple.

Chamadas de grupo no Google Hangouts e no FaceTime

O serviço que tantas vezes utilizamos para mediar as nossas transmissões em direto no YouTube, o Google Hangouts suporta até 25 participantes. Agora, o FaceTime da Apple suporta até 32 participantes, com a possibilidade de aplicar os animojis durante a chamada.Apple iPhone X Samsung Android Oreo Google Apple iOS 12 WWDC 2018

Com efeito, no universo Android isto já não é propriamente uma novidade. Aliás, até o Facebook Messenger permite video-chamadas com um total de 50 utilizadores em simultâneo. Aqui superando tanto as ofertas do Android e do iOS 12.

Bem estar digital no iOS 12 da Apple e no Android P da Google

Este que foi um dos temas mais discutidos durante a apresentação da Apple. Aliás, seria também o vetor de apresentação da keynote da Google I/O 2018. A preocupação com o tempo passado à frente do nosso smartphone.

Agora, com o iOS 12 a Apple quer que os utilizadores tenham a noção e o controlo sobre o tempo gasto nos seus equipamentos móveis. Na prática, terás uma nova app. Aí poderás ver detalhadamente onde é que mais tempo passas e a fazer o quê.

Este será um dos vetores de desenvolvimento tanto do iOS 12 como do sucessor do Android Oreo, o P.

Assuntos relevantes na 4gnews:

iPhone descarrega rapidamente a bateria? A culpa pode ser do iOS 11.4

Samsung é a líder na venda de smartphones no primeiro trimestre de 2018

iPhone X da Apple inspira o novo Samsung Galaxy A8 Star

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).