505519-ios-10-generic

A Apple acabou de apresentar a próxima versão do iOS, o iOS 10, e a surpresa é que o iOS está cada vez mais parecido com o Android. Mas calma, isso não é necessariamente mau!

Vê ainda: Siri passará a interagir com aplicações de terceiros no iOS 10

   

As novidades introduzidas no iOS 10 são praticamente pequenas modificações que fazem das aplicações da Apple uma versão suavizada das aplicações da Google. A não comparação entre os dois é impossível, pois a maioria das “novidades” introduzidas já não são novidade nenhuma para um utilizador Android. O Photos, o Maps, o News, o Messages e até mesmo o Phone não trouxeram nada de novo para a mesa.

imessages 1

As pequenas transformações introduzidas nas aplicações principais do iOS agora permitem, por exemplo, uma maior organização das fotografias e vídeos com reconhecimento facial e sugestão de vídeos baseados nas capturas. Uma maior facilidade de navegar via Maps com indicações do trânsito diretamente na aplicação. Sugestões de notícias via notificações que possam interessar ao utilizador através do News. O Messages tem agora uma forma mais interativa de trocar mensagens com efeitos nas bolhas, emojis redimensionáveis, links com pré-visualizações, reprodução automática de vídeos ou até mesmo a possibilidade de escrever à mão.

Em suma, agora é possível utilizar o Photos de uma forma muito semelhante ao Google Photos e desfrutar da organização das memórias. O Maps é actualmente uma fiel reprodução do Google Maps, mas sem tantas funcionalidades como o concorrente da Google. O News tem agora funcionalidades à la Google Play Newsstand e o Messages com a integração da Siri no teclado (Siri on Keyboard) é uma réplica do recém-apresentado Google Allo que integra o Google Assistent diretamente na aplicação de mensagens o que é muito mais sólido e inteligente por parte da Google. Exacto, o melhor que a Apple conseguiu fazer, em tão pouco tempo, foi só integrar a Siri no teclado.

Porém estas novidades, embora por um lado sejam super interessantes porque vêm trazer para o iOS essas possibilidades, são “inovações” que na realidade não trazem nada de novo ao mundo da tecnologia. Zero! A Apple parou no tempo e parece estar a querer não dar passos maiores que os da Google. Será isso uma estratégia? Só o tempo o dirá…

A verdade é que apesar da Apple não apresentar nada de novo no iOS 10 o que foi apresentado é excelente. Sim, excelente! E só a Apple é que se pode dar a este luxo. Ou seja, não apresentar nada de novo, mas deixar os seus fãs contentes e com razões para sorrir. Pois mesmo não tendo sido mostrado nada inovador, os fãs têm todas razões para ficar felizes. Porquê?

Porque quem usa iPhone ou iPad agora vai ter um iOS cada vez mais parecido com Android, mas sem perder a identidade da Apple. O que é uma aposta segura por parte da empresa de Cupertino e acaba por ser perfeito para os utilizadores de iOS. Assim, finalmente, estão perto de poder usufruir de uma data de funcionalidades que, até agora, lhes estavam vedadas e só existiam em Android e usufruir do melhor de dois mundos.

Talvez queiras ver:

Tech Editor aqui na tua, nossa e vossa 4gnews, onde a tecnologia é falada em Português. Repórter ocasional e legal hacker. Orgulhosamente nascido no ano em que a Word Wide Web foi inventada, a Nintendo lançou o Game Boy, o primeiro episódio dos Simpsons foi para o ar e o Muro de Berlim caiu.