Home Android

Intelligent Scan pretende melhorar a segurança do Samsung Galaxy S9

Este novo método utiliza, em simultâneo, o leitor de íris e o reconhecimento facial do smartphone.

Samsung Galaxy S9 Intelligent Scan
Samsung Galaxy S9 introduz o Intelligent Scan

Os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ foram apresentados oficialmente ao final da tarde de hoje. Foi em Barcelona, por ocasião da Mobile World Congress, que a empresa sul-coreana nos desvendou os seus novos topos de gama. São dois equipamentos que não mudaram muito face aos seus antecessores mas que, ainda assim, trazem pequenas melhorias. Uma delas dá pelo nome de Intelligent Scan.

De facto, os novos Galaxy S9 vieram para aprimorar ainda mais a formula descoberta nos Galaxy S8. Não vemos aqui grandes revoluções em termos de design nem de funcionalidades. Vemos sim pequenos detalhes que foram melhorados com o intuito de tornar estes smartphones ainda melhores.

Vê ainda: Nokia 8 Sirocco – Smartphone Android foi apresentado oficialmente

Temos, por exemplo, a realocação do sensor de impressões digitais na traseira destes equipamentos. Desta feita, o mesmo encontra-se imediatamente abaixo da câmara traseira do smartphone. Uma remodelação mais do que bem-vinda depois da controversa alocação à direita da câmara dos Galaxy S8.

Também controverso era o sistema de reconhecimento facial incluído nos topos de gama do ano passado. Este sistema de autenticação biométrica era tudo menos seguro. Este podia ser facilmente ludibriado com uma simples fotografia de quem havia o configurado.

Agora, com o Samsung Galaxy S9, a empresa sul-coreana introduz o novo sistema Intelligent Scan. Uma mistura entre o reconhecimento facial e o leitor de íris do smartphone, tudo para te proporcionar uma segurança acrescida.

Intelligent Scan utiliza o leitor de íris e o desbloqueio facial dos Samsung Galaxy S9

Basicamente o Intelligent Scan utilizará em simultâneo as duas formas de desbloqueio supra-referidas. Isto deverá ainda melhorar o seu desempenho em diferentes condições de luminosidade. Por exemplo, quando exposto diretamente à luz solar, o leitor de íris tem grandes dificuldades em funcionar devidamente. Já o oposto aplica-se ao reconhecimento facial.

Para além de colmatar o desempenho da autenticação biométrica em diferentes condições de luminosidade, o Intelligent Scan deverá revelar-se mais rápido que os métodos anteriores. Isto foi aquilo de que a Samsung se gabou na apresentação dos Galaxy S9. Mas só quando as primeiras reviews começarem a sair é que teremos certezas.

Posto isto, fica a dúvida se algum dia os Galaxy S8 e Galaxy Note 8 irão desfrutar do Intelligent Scan. Visto que ambos os modelos usufruem de ambos os métodos de desbloqueio, será que a Samsung conseguirá dotar estes smartphones da mesma técnica utilizada nos seus novos topos de gama?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

Huawei apresenta os Huawei MateBook X Pro e MediaPad M5 na MWC

Android. LG V30S ThinQ apresentado oficialmente no MWC 2018

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal passatempo.