Experimenta a Inteligência Artificial que consegue criar textos extremamente realistas!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A associação sem fins lucrativos OpenAI desenvolveu este ano uma inteligência artificial que consegue gerar texto. Chama-se GPT-2 e as suas capacidades são bastante impressionantes. Ao 'alimentares' a I.A. com uma frase ou um artigo de jornal, ela devolve-te texto contextualizado e até criativo.

A OpenAI está associada a Elon Musk e este é mesmo o tipo de tecnologia que se espera ver associada ao empresário. Numa ocasião, os investigadores deram à I.A. uma frase do livro 1984 de George Orwell. A frase foi "foi um dia frio e claro em abril, com os relógios a contar 13 horas".

De seguida, a GPT-2 devolveu uma narrativa que pegou nos vagos elementos futuristas da frase, criando um texto que faz sentido, considerando o original. Eis um excerto: "Imaginei como seria o meu dia. 100 anos para a frente. Em 2045, eu seria um professor numa parte rural da China."

Experimenta a GPT-2 no site oficial

Estudante de neurociência criou um jogo de texto com a inteligência artificial

Nathan Whitmore, estudante na universidade americana de Northwestern, criou um jogo de texto onde a inteligência artificial dita toda as ordens ao jogador. Desde a história até às escolhas dadas a cada jogador para avançar, foi tudo criado pela GPT-2.

Por norma, este tipo de jogos de texto utiliza informação já feita e gera-a aleatoriamente. No caso desta GPT-2, tudo é gerado na hora, essencialmente garantindo uma experiência diferente para cada pessoa que experimente o jogo.

Nathan explica que basta dar texto à GPT-2 e o algoritmo tenta prever o que acontece a seguir. A I.A. tem algumas fontes como jogos de texto dos anos 70 e algum folclore. O jogo não é perfeito e tem algumas falhas mas a lógica está toda lá.

Whitmore acredita no futuro dos jogos baseados em inteligência artificial

Com cada vez mais avanços na tecnologia, é perfeitamente plausível que vejamos futuramente jogos gerados por inteligências artificiais. Whitmore não se refere apenas a jogos simples de texto mas títulos grandes em 3D.

Imagina, por exemplo, um jogo de aventura onde todas as tuas ações são geradas por uma I.A. que analisa tudo o que fizeste previamente e molda a história consoante as tuas escolhas, dando uma experiência personalizada como nunca.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.