Instalar android 4.4 Rom CyanogenMod Nexus 4

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Desde que o Nexus 5 saiu que a Google prende o android 4.4 Kitkat exclusivo para este telefone. Bem a companhia CyanogenMod Inc, acabou por fazer uma Rom para o nexus 4 onde, desde que o seu nexus seja desbloqueado e com Root pode instalar o Android 4.4.

Caso não se sinta pouco confortável a fazer todos estes procedimentos não o faça. Não nos responsabilizamos por qualquer dano no seu telefone e como sempre, faça um backup de todos os seus dados.

Pré-requisitos

A CyanogenMod 11 e as instruções dadas neste manual são para um único equipamento, o Nexus 4 (E960). Verifique o modelo do dispositivo , navegando para Configurações > Sobre o telefone .

Faça backup dos dados e configurações usando uma ferramenta de recuperação personalizado recomendada, como ClockworkMod ( CWM ) ou TWRP , pois cria uma imagem completa da configuração do telefone existente.

Verifique se os drivers USB correctos para o telefone estão instalados no computador (download Nexus 4 drivers USB -> http://developer.android.com/sdk/win-usb.html ).

Certifique-se que o modo de depuração USB está activado no telefone, navegando até Configurações> Opções de Desenvolvimento

Verifique se o telefone tem pelo menos 80% da carga da bateria para evitar que se desligue inesperadamente durante a instalação da ROM.

Verifique se o dispositivo é desbloqueado (não bloqueado para uma operadora específica ), verifique se tem CWM instalado no Nexus 4 ( http://www.theandroidsoul.com/clockworkmod-recovery-cwm-for-nexus-4/ ).

Passos para instalar o Android 4.4 no Nexus 4 KitKat com 11 ROM CyanogenMod

Passo 1: Baixar o Android 4.4 Kitkat CM 11 firmware do Nexus 4 para computador. -> ( https://mega.co.nz/#!DBNAESoK!GzjvKmn3PciWxgIy8AUOLXwVVnR0B4O7gCbK7Yxx7xc )

Passo 2: Baixar o pacote Google Apps Deodexed (se isso não funcionar, faça o download do Google Apps versão Odexed) -> ( http://www.mediafire.com/download/zxy6f079qepfpqe/pa_gapps-full-4.4-20131107-signed.zip )

Passo 3: Ligue o Nexus 4 ao computador via cabo USB. Sem extrair qualquer arquivo, copie os dois arquivos zip baixado para o cartão SD do telefone (em uma pasta separada).

O Android 4.4 KitKat ROM CyanogenMod pode ser instalado no Nexus 4 usando CWM ou recuperação TWRP. Siga qualquer método baseado no modo de recuperação instalado no seu dispositivo.

Como instalar via CWM Recovery

Passo 1: Desconecte o telefone do computador e desligue o telefone . Espere por 4-5 segundos até que o dispositivo se desligue completamente.

Passo 2: Inicie o Nexus 4 em modo de recuperação CWM . Para fazer isso , pressione o botão de desligar e o botão de volume (para baixar o volume) , em seguida, solte o botão de energia uma vez quando logotipo do Google aparecer continue a pressionar o botão Volume "Down". O telefone deve entrar em modo Bootloader.

Toque em Volume Down duas vezes para que a opção de "recovery", click o botão Power para reiniciar em modo de recuperação.

Nota: No modo de recuperação, use botões de volume para navegar entre as opções e botão de energia para selecionar a opção desejada.

Passo 3 : Faça um backup de recuperação CWM . Para que você possa restaurar seus dados e configurações no caso de algo der errado durante a instalação do firmware.

Passo 4 : Faça um Factory Reset ( Isto irá apagar todos os aplicativos e suas configurações ) . Para realizar um Factory Reset , escolha Limpar dados / reset de fábrica , em seguida, selecione Sim na próxima tela para confirmar a ação.

Passo 5: Selecione instalar zip selecione escolher zip sdcard . Agora vá para o Android 4.4 CyanogenMod 11 ROM zip que foi anteriormente copiado para o cartão SD. Selecione-o e , em seguida, escolha Sim na próxima tela para confirmar.

Passo 6: Depois que a ROM é instalado, repita o passo 5 para instalar o pacote Google Apps.

Passo 7: Uma vez que o processo de instalação, voltar ao menu de recuperação e reiniciar o telefone tocando reiniciar o sistema agora . O telefone vai levar algum tempo para a primeira inicialização.

Uma vez instalado com sucesso o equipamento irá iniciar o Android 4.4 KitKat via firmware CyanogenMod .

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.