Instagram: rede social prepara-se para introduzir função mais pedida pelos utilizadores

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O feed atual do Instagram é uma confusão. Em breve, contudo, tal poderá mudar com a introdução dos "Favoritos" para organizar a apresentação dos conteúdos. Desse modo, poderás criar a tua lista "VIP" de contactos para aparecerem em primeiro lugar.

A rede social reconheceu que os utilizadores acabam por fazer scroll durante bastante tempo até encontrarem uma publicação com que interajam. Seja através de um comentário, "like", ou simplesmente através da análise do tempo dedicado a um conteúdo.

Cansado de fazer scroll no Instagram até encontrar algo de interesse?

Tendo registado várias queixas e diversas manifestações de insatisfação com o atual estado da rede social. Mais concretamente com a forma como o algoritmo do Instagram gera o feed, a parede de conteúdos apresentados, a rede social procederá a mudanças.

Atualmente em desenvolvimento, a equipa de programadores estará a trabalhar numa forma mais eficaz para personalizar a experiência de uso e visualização de publicações. A novidade foi avançada pelo programador Alessandro Paluzzi, via Twitter.

Tal como podemos ver sem seguida, a plataforma do grupo Facebook trabalha nos "Favoritos". O utilizador poderá definir quem são os seus contactos favoritos de modo que as respetivas publicações apareçam em primeiro lugar no feed do Instagram.

Em breve teremos os "Favoritos" para melhorar o "feed" do Instagram

Tal como aponta também a publicação The Verge, esta função dará mais controlo sobre o que vemos na rede social. Mais concretamente, daquilo que nos será apresentado primeiramente cada vez que abrirmos a aplicação, ou acedermos via Web.

Paluzzi é um programador de aplicações (apps) para dispositivos móveis e deu a conhecer esta novidade no Twitter. Fê-lo através de várias publicações (sequência de tweets) em que descreve as possibilidades que, em breve, podem ser introduzidas na rede social.

Assim sendo, através dos "Favoritos" poderemos definir quem é que merece a nossa atenção acima de tudo. Sejam amigos, criadores de conteúdo ou marcas, estas contas passarão a apresentar primeiramente os seus conteúdos no feed.

Mais controlo e prioridade ao conteúdo mais relevante para o utilizador

Tal como nota o programador, apesar de familiar esta função não é o mesmo que os "Amigos próximos". Tal categoria permite, por exemplo, apresentar as Stories e outros conteúdos só para um determinado grupo de contactos nesta rede social.

Os favoritos podem vir a ser um grupo mais heterogéneo, composto por contas pessoais e não só. O utilizador terá apenas que definir quem são os seus favoritos para que, em seguida, tenham destaque na ordem de apresentação.

Tal como podemos ver pelas capturas de ecrã, o Instagram terá o cuidado de não revelar ao público, nem aos utilizadores selecionados, quem são efetivamente os favoritos de cada conta.

Por fim, tal função estará apenas disponível para alguns utilizadores da versão beta da aplicação. Para já, contudo, os "Favoritos" e demais funções acessórios estão em desenvolvimento pela tecnológica norte-americana.

Poderá este futuro controlo resolver a confusão que é o atual feed de Instagram?

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei marca evento para outubro, teremos os Huawei P50 na Europa?
  • Samsung lança novidade que permite expandir a memória RAM do smartphone
  • Spotify e Relógio Google corrigiram a maior falha a afetar os utilizadores Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.