Instagram vai lançar plataforma de compras dentro da app

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

O Instagram acabou de lançar uma forma de comprar artigos sem sequer saíres da aplicação. Chama-se Checkout with Instagram e já está operacional nos Estados Unidos com mais de 20 marcas de vestuário e cosmética.

Adidas, Kylie Cosmetics e Warby Parker são algumas das marcas que disponibilizam os seus produtos para compra. Já não será necessário sair do Instagram e comprar no site oficial.

Um porta-voz da rede social afirmou que também a ser testada uma taxa cobrada às marcas pelas vendas feitas na aplicação. O mesmo recusou-se a dizer a revelar valores mas declarou que não irão afectar os consumidores.

Em outras palavras, isto significa que o Instagram vai cobrar uma taxa às empresas por um aumento de vendas. Poder comprar directamente na aplicação certamente vai aumentar as receitas e todos ganham com isso.

Esta plataforma pode representar uma mina de ouro para Mark Zuckerberg

Conforme visto no vídeo de demonstração, o artigo aparece como uma publicação qualquer no feed do utilizador. Um ícone de saco de compras aparece no canto inferior esquerdo, indicando que pode ser comprado.

Assim que o utilizador tocar, aparece uma legenda com a descrição do artigo e o seu preço. Um segundo toque leva-nos a um ecrã onde podes concluir com as informações de morada e pagamento.

Concluída a compra, receberás um recibo no teu e-mail correspondente ao artigo e o valor gasto. Poderás ainda acompanhar o progresso da tua compra numa nova secção intitulada "encomendas".

É importante salientar que o Instagram irá agir apenas como uma ponte entre o consumidor e o produto. As encomendas e manutenção continuam a estar a cargo da marca a que compras o produto.

Este é um passo lógico na evolução do Instagram visto que a plataforma movimenta centenas de marcas e produtos diariamente. Existem pessoas que utilizam a rede social apenas como plataforma de vendas dos seus produtos.

Não foi dada uma previsão de expansão para esta função mas não deverá demorar muito a chegar ao resto do mundo. É uma funcionalidade que junta o útil ao agradável e certamente terá muito sucesso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Eis porque é que os jogos mobile vão dominar a indústria gaming
  • Vídeo mostra-nos um conceito do iPhone dobrável da Apple
  • Pequeno vídeo mostra-nos o Huawei P30 Pro dias antes da revelação

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.