Instagram começa a esconder os "likes" das fotos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A possibilidade de a função chegar aos utilizadores já tinha sido noticiada pela 4gnews há algum tempo. A confirmação chegou na conferência de desenvolvedores F8, e promete esconder o número de “likes” dos utilizadores nos seus vídeos e fotografias.

Por enquanto trata-se de um teste, e vai apenas estar disponível no Canadá. Os “likes” estarão escondidos de qualquer olhar público, como o Feed, ligações permanentes ou perfis. E a ideia parece estar a ser bem recebida pelo público.

Qual o objetivo por detrás desta medida?

“Focar nas fotografias e vídeos que publicas, e não em quantos “likes” estas têm” – ou seja, o foco será o conteúdo. Apenas o próprio utilizador poderá ver quantos “likes” recebeu determinado conteúdo.

Neste momento é incerto se a funcionalidade se vai estender além do Canadá. Não se duvide que com o retirar da pressão dos “likes”, o Instagram só teria a ganhar. Esta seria claramente uma funcionalidade que iria mudar a forma como interagimos nesta rede social.

Seria interessante todos podermos testar a funcionalidade, e ver alguns resultados práticos. No fundo, tirando o número de seguidores, esta é uma clara forma de homogeneizar os utilizadores desta (ou de qualquer outra) rede social.

Se a receção dos utilizadores no Canadá for a melhor, é provável que a funcionalidade chegue a mais pontos do globo no futuro. Tudo o que seja simplificar e retirar responsabilidades a redes sociais como o Instagram, é bem-vindo para a saúde destas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook: ‘O Futuro é Privado’, diz Mark Zuckerberg
  • Facebook Dating vai abrir para mais 14 países!
  • Instagram transforma-se em loja online com novas funcionalidades!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.