Google debaixo de fogo sobre acusações de abuso de poder

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Parece que a Google está debaixo de olho, uma vez mais. Desta vez é a Índia, cuja comissão antitruste está a investigar a gigante americana.

A empresa de Mountain View tem algumas acusações pendentes. As mesmas consistem em que a Google abusa do Android para bloquear a concorrência.

As comissões antitruste tem como função regular as empresas para evitar tácticas não-éticas. Contudo, a Google não parece estar a "jogar" de forma justa de todo.

A Comissão Europeia já multou a Google em 5 mil milhões de euros por não cumprir regras

A Comissão Europeia tem vindo a "apertar" com a Google desde 2011. Portanto, esta é uma situação com precedentes.

Parece que a empresa de Mountain View anda a forçar os fabricantes a ter aplicações pré-instaladas. Não incluindo a Play Store, estamos a falar de apps como Google Search e o Chrome. Embora a maioria das pessoas já utilize essas aplicações, é normal entender isto como "bloatware".

Entretanto, a Google recusou-se a comentar a situação com qualquer fonte de notícias. Contudo, isto só motiva ainda mais as investigações por parte do corpo regulador indiano.

Adicionalmente, no ano passado a comissão indiana aplicou uma multa à Google de 19 milhões de dólares. Isto porque a empresa utiliza o motor de busca para dar prioridade a resultados que beneficiem negócios parceiros e publicidades.

Voltando ao mercado mobile, o sistema operativo Android constituiu cerca de 98% dos smartphones vendidos em 2018, na Índia. Além disso, o programa Android One é bastante popular no país. O mercado de média e baixa gama são de extrema importância na Índia.

Em suma, parece que os governos do mundo estão a começar a mostrar às empresas que não podem fazer o que querem. Embora não concorde com um controlo completo dos negócios por parte do governo, há certas injustiças que tem de ser equilibradas.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy A2 chegará com Android Go da Google

Aplicação Samsung Internet com mil milhões de downloads na Play Store

Aplicação Google Beta recebe atualização com várias novidades

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.