Ícones de apps na Google Play Store vão sofrer mudanças permanentes

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google quer uniformizar de uma vez por todas o formato dos ícones das aplicações na sua Play Store. Se neste momento visitares a loja poderás notar uma discrepância visual nos mesmos.

Há aplicações cujo ícone é um quadrado, outras um círculo ou uma junção dos dois. Pois bem parece que a Google decidiu que todas as apps terão um ícone quadrado de cantos arredondados.

Chamam-lhe "squircle" um junção das palavras inglesas square e circle. Na verdade é um formato bastante popular no aspecto dos ícones das aplicações mas nem todas são assim.

A Google pretende uniformizar todos os ícones das aplicações

A empresa de Mountain View anunciou esta mudança no seu blog de programadores Android. Na publicação, a empresa explica como as regras se irão alterar quando se trata do formato dos ícones.

A partir de Abril deste ano, os programadores terão a chance de carregar ícones de cantos arredondados nas suas apps. Chegando o mês de Maio, a Google deixará de aceitar ícones noutro formato.

Adicionalmente, as aplicações que não tiverem o seu ícone atualizado até 24 de Junho não poderão ser alteradas. Essas irão permanecer com o seu ícone original dentro de outro, de cantos arredondados.

As imagens mostram-nos um exemplo do que irá acontecer com todos os ícones. Temos o original à esquerda, o formato que a Google pretende e finalmente a versão "improvisada" para apps não alteradas.

A Google acrescentou ainda que ícones transparentes não serão mais permitidos. Estas novas regras visuais aplicam-se apenas à Play Store vista no Android, navegador do PC ou ChromeOS sendo que plataformas como Wear OS e Android TV vão manter-se inalteradas.

Para já, como indicado, estas alterações parecem apenas aplicar-se dentro da Google Play Store, segundo o que foi dito. Não seria inteligente por parte da empresa de Mountain View "impingir" este estilo permanente aos utilizadores, sem a opção de personalização.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps já está a receber a desejada funcionalidade, podes esquecer o Waze!
  • Aplicação do Twitter para Android e iOS torna mais fácil partilhar fotos!
  • Google Gboard para iOS recebe finalmente funcionalidade muito popular no Android

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.