IA em Portugal com investimento de 100 milhões de euros em 2024, diz a IDC

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A aposta na Inteligência Artificial (IA) em Portugal está a aumentar. Só em 2024 prevê-se um investimento que vai ultrapassar os 100 milhões de euros. Este valor é avançado pela International Data Corporation (IDC) e representa um crescimento anual de 25% face ao ano anterior.

Foram abordadas algumas das tendências, oportunidades e riscos da IA no evento Data & Artificial Intelligence, que decorreu no Centro Cultural de Belém. Os especialistas salientaram a importância de existir foco nos resultados. Mas também na governança e na gestão de riscos para garantir o sucesso e a segurança das iniciativas de IA.

“Testemunhamos hoje uma mudança sísmica nos investimentos em Inteligência Artificial, onde as organizações estão a redefinir os seus horizontes para aproveitar o poder da IA. Esta revolução tecnológica não se limita apenas a melhorias incrementais, mas está a reestruturar os negócios que operam e como as experiências dos clientes são moldadas. Os investimentos robustos em IA refletem não apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente de adaptação e inovação, impulsionando uma nova era de oportunidades e crescimento acelerado”, afirma Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal.

Empresas investiram 153,7 mil milhões de euros em soluções de IA em 2023 a nível global

O estudo IDC FutureScape: Worldwide Artificial Intelligence and Automation 2024 Predictions revela que, a nível global, as empresas investiram 153,7 mil milhões de euros em soluções de IA em 2023. Este valor deverá crescer para 391,8 mil milhões de euros até 2027. Teremos uma taxa de crescimento anual composta de 26,9%.

A IDC estima ainda que o software global de automação inteligente de processos irá chegar aos 60,4 mil milhões de euros em 2027. Terá assim uma taxa de crescimento anual composta de 21,7% entre 2021 e 2026. Em 2022, o mercado de automação inteligente de processos registou um acréscimo de 16,7% para 22,7 mil milhões de euros. Isto em comparação com o crescimento de 20,5% para 19,4 mil milhões de euros em 2021.

"A popularidade global explosiva do ChatGPT deu-nos o primeiro ponto de inflexão real da IA na adoção pública. A medida que os investimentos em IA e automação crescem, o foco nos resultados, governança e gestão de riscos é fundamental", refere Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo Worldwide Artificial Intelligence and Automation Market Research and Advisory Services na IDC.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.