Hugo Barra põe termos aos rumores da parceria entre Xiaomi e Microsoft

Rui Bacelar
19 Março, 2015

Ontem estalou a notícia de que o Windows 10 chegaria ao Xiaomi MI4 através de uma ROM e hoje até vimos várias fotos deste dispositivo supostamente a correr o Windows 10 para smartphones. No entanto, a verdade é mais pragmática e com horizontes mais limitados.

Face a esta controvérsia, o sobejamente conhecido Hugo Barra veio a público, através da sua página ou perfil do Google Plus (fonte) e esclareceu, de uma vez por todas este burburinho. Segundo ele, tudo isto se trata de um programa experimental organizado pela Microsoft, ao qual a Xiaomi acedeu. Isto é, a Xiaomi permitiu que a Microsoft testasse o seu programa em alguns dispositivos da marca #chinaaopoder mas assume nesta situação, uma posição passiva.

Este acordo, mais uma vez segundo Hugo Barra, permite à Microsoft trabalhar directamente com toda a comunidade "MI fan" da China mas, contrariamente ao que se disse, não demonstra qualquer sinal de interesse  ou indício de que a Xiaomi pretende afastar-se do ecossistema Android e da sua plataforma MIUI.

Muito pelo contrário, a Xiaomi reafirma a sua motivação em prosseguir o desenvolvimento da sua MIUI e todos os aspectos que ao sistema operativo Android dizem respeito. O senhor Hugo Barra desmente ainda a possibilidade de vermos um dispositivo Xiaomi com dual-boot, isto é, com possibilidade de arrancar e correr sistemas operativos diferentes, neste caso seria o Windows 10 para smartphones e Android. Afasta ainda a ideia de que o Windows 10 pudesse correr em cima do Android mediante uma ROM.

Hugo Barra aproveita ainda para dizer que "a Xiaomi sempre encorajou os seus utilizadores a experimentarem novas opções e novas perspectivas", há que manter uma mentalidade aberta, isso é transversal a todos os aspectos da vida em sociedade.

Gostariam de ver um smartphone, seja da Xiaomi ou não, com dual-boot, Android e Windows 10?

Talvez queiras ver:

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Samsung Galaxy A20 é oficial e é um excelente gama de entrada
Os novos Huawei P30 poderão chegar com preços bem interessantes
Google Pixel 4 XL terá inspiração forte no Galaxy S10 Plus
14 novos jogos Grátis chegaram à Google Play Store e tens de os instalar
10X de zoom na câmara do smartphone terá este resultado!
Xiaomi Black Shark 2 é oficial: mais poderoso e com 12GB de RAM

Artigos que não podes perder

Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Onde comprar Xiaomi? As lojas online e físicas com os preços mais baixos
Como saber se o teu produto Xiaomi é falso ou original?
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018