Hugo Barra põe termos aos rumores da parceria entre Xiaomi e Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Ontem estalou a notícia de que o Windows 10 chegaria ao várias fotos deste dispositivo supostamente a correr o Windows 10 para smartphones. No entanto, a verdade é mais pragmática e com horizontes mais limitados.

Face a esta controvérsia, o sobejamente conhecido Hugo Barra veio a público, através da sua página ou perfil do Google Plus (fonte) e esclareceu, de uma vez por todas este burburinho. Segundo ele, tudo isto se trata de um programa experimental organizado pela Microsoft, ao qual a Xiaomi acedeu. Isto é, a Xiaomi permitiu que a Microsoft testasse o seu programa em alguns dispositivos da marca #chinaaopoder mas assume nesta situação, uma posição passiva.

Este acordo, mais uma vez segundo Hugo Barra, permite à Microsoft trabalhar directamente com toda a comunidade "MI fan" da China mas, contrariamente ao que se disse, não demonstra qualquer sinal de interesse ou indício de que a Xiaomi pretende afastar-se do ecossistema Android e da sua plataforma MIUI.

Muito pelo contrário, a Xiaomi reafirma a sua motivação em prosseguir o desenvolvimento da sua MIUI e todos os aspectos que ao sistema operativo Android dizem respeito. O senhor Hugo Barra desmente ainda a possibilidade de vermos um dispositivo Xiaomi com dual-boot, isto é, com possibilidade de arrancar e correr sistemas operativos diferentes, neste caso seria o Windows 10 para smartphones e Android. Afasta ainda a ideia de que o Windows 10 pudesse correr em cima do Android mediante uma ROM.

Hugo Barra aproveita ainda para dizer que "a Xiaomi sempre encorajou os seus utilizadores a experimentarem novas opções e novas perspectivas", há que manter uma mentalidade aberta, isso é transversal a todos os aspectos da vida em sociedade.

Gostariam de ver um smartphone, seja da Xiaomi ou não, com dual-boot, Android e Windows 10?

Talvez queiras ver:

  • Fotos do Xiaomi MI4 com o Windows 10
  • Microsoft Lumia 430 anunciado oficialmente por apenas 70$
  • Huawei começa a enviar convites para dia 15 de Abril, Huawei P8 a caminho
  • OnePlus sobe o preço ao OnePlus One devido à queda do Euro
  • Microsoft Lumia 640 XL para a China com processador e RAM mais potentes

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.