Apple Tim Cook Xiaomi Huawei Samsung Time
A empresa de Tim Cook cresceu, tal como a Huawei e a Xiaomi. A Samsung não.

Após termos aqui noticiado na 4gnews os resultados fiscais da Apple alusivos aos primeiros três meses de 2018 – 1º trimestre. Resultados que surpreenderam pela positiva, sendo uma autêntica chapada de luva branca aos críticos da marca. Agora, a agência IDC revela a performance da Xiaomi, Samsung Huawei e claro, a Apple.

Com a Apple a aumentar o número de unidades vendidas, aumenta também os lucros da empresa. O mesmo sucede com a Xiaomi e com a Huawei ao passo que o lançamento no mercado do Samsung Galaxy S9 ainda não entrou nos números do 1º trimestre.

Vê ainda: OnePlus 6 foi a câmara utilizada para criar a nova capa da Vogue

Depois de termos visto os dados da agência Strategy Analytics junta-se agora a informação avançada pela agência IDC. Dados que acabam por reforçar o crescimento da Xiaomi, Huawei e Apple ao passo que a Samsung estagnou durante este primeiro trimestre de 2018.

Este crescimento vai ao encontro das previsões dos analistas, contrariando os temores em torno do iPhone X. Apesar das vendas deste smartphone não serem tão boas como outrora, a empresa conseguiu aumentar os lucros. Algo que se deveu em grande parte ao Apple iPhone 8 e iPhone 8 Plus.

Apple, Xiaomi e Huawei cresceram, Samsung estagnou no 1º trimestre de 2018

Enquanto isso, também a Huawei e a Xiaomi continuaram a crescer, com particular destaque para a Xiaomi, atualmente a 4ª maior fabricante mundial. Já por outro lado, com o Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus a chegarem ao mercado só em meados de março. Aqui os novos topos de gama tiveram uma expressão muito reduzida no volume de vendas da maior fabricante mundial de smartphones. Com efeito, neste momento podemos afirmar que no 1º trimestre de 2018 a Samsung está estagnada.

Samsung Apple Xiaomi Huawei IDC
Podemos aqui ver e comparar os números e quotas de mercado da Samsung, Apple, Huawei e Xiaomi – IDC

A agência IDC partilha agora as suas conclusões acerca do 1º trimestre de 2018

Se é verdade que a Samsung estagnou neste 1º trimestre de 2018, também é verdade que os novos topos de gama só chegaram ao mercado a 16 de março. Ora, tendo em conta que o 1º trimestre terminou no dia 31 de março, vemos que o seu impacto nunca poderia ser significativo.

Ainda assim, olhando para a Huawei os seus topos de gama chegariam ainda mais tarde ao mercado e isto não impediu a empresa de crescer. Posto isto, podemos afirmar que neste trimestre a Samsung não saiu favorecida segundo os dados da IDC.

Mais ainda, a Samsung foi a única empresa que não aumentou a distância face à concorrência, apesar de manter uma vantagem confortável. Todavia, foi a Samsung que mais cresceu durante este primeiro trimestre de 2018, segundo os novos dados da IDC.

Apple no 1º trimestre de 2018

Segundo os números da IDC, a Apple vendeu um total de 52.2 milhões de dispositivos móveis (iPhone’s) no 1º trimestre. Aqui tivemos um aumento de 2.8% face ao mesmo período de 2017 quando vendou 50.8 milhões de iPhones.

A IDC estima que os lucros gerados pela venda de smartphones se tenha traduzido em 15.5% de quota de mercado para a Apple. Um aumento considerável face aos 14.7% de quota de mercado em 2018.

A subida na percentagem de quota de mercado da Apple foi ligeira mas não deixa de ser animadora. Sobretudo se tivermos em conta que o Samsung Galaxy S9 foi lançado no mercado em março. Ora, poderíamos pensar que este terminal motivasse os consumidores a esperar pelo seu lançamento.

Xiaomi IDC Huawei Apple iPhone X Samsung Galaxy S9 Android
O topo de gama da tecnológica sul-coreana e o seu grande rival, o iPhone X da norte-americana Apple.

Samsung no 1º trimestre de 2018 – IDC

A Samsung continua a ser a líder de mercado no segmento dos smartphones. Continua a ser ter uma posição de destaque ou liderança isolada. Neste 1º trimestre de 2018 a fabricante sul-coreana vendeu um total de 78.2 milhões de smartphones.

Ainda de acordo com a agência IDC a Samsung manteve a sua quota de mercado nos 23.3%, estagnando a sua posição. Aqui a Samsung continua a ser líder isolada. Todavia, estes resultados podem obrigar a Samsung a tomar uma nova postura em alguns mercados.

Saliento aqui o mercado indiano que já pertence à Xiaomi. De igual forma, o mercado chinês está cada vez menos favorável aos desígnios da empresa sul-coreana. Já no próximo trimestre poderemos aferir o impacto dos novos topos de gama, os Galaxy S9.

Huawei no 1º trimestre de 2018 – IDC

Com o Huawei P20 e P20 Pro a serem apresentados no dia 27 de março, a sua chegada aos mercados ocorreu em meados de abril. Posto isto a contribuição dos novos topos de gama não foi sentida no 1º trimestre de 2018.

Indo ao encontro dos dados da IDC, a Huawei vendeu 39.3 milhões de smartphones no 1º trimestre de 2018. Valores que se traduziriam numa quota de mercado de 11.7% no mercado mundial de dispositivos móveis. Aqui mantendo-se a Huawei em 3º lugar.

Face aos valores de 2017 a Huawei cresceu 13.8% perante os 10% de quota de mercado no 1º trimestre do ano passado. O seu crescimento tem sido consistente ao longo de todo o ano passado.

Xiaomi no 1º trimestre de 2018 – IDC

A Xiaomi é um caso de sucesso incrível. Neste momento a empresa de Lei Jun já é a 4ª maior fabricante mundial. Tendo vendido 27.6 milhões de smartphones no 1º trimestre. Valor que se traduz numa quota de 8.2% de quota de mercado.

O crescimento da Xiaomi foi de 86.4% face ao 1º trimestre de 2017, quando venderia 14.8 milhões de smartphones. Agora, espera-se que a marca continua a expandir estes valores com a recente expansão na Europa.

Este é o estado atual do mercado de smartphones em maio de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Asus Zenfone 5 chega a Portugal por 449€

Mi Music e Mi Video: Xiaomi anuncia serviços de streaming na Índia

Samsung Galaxy S9: Chegaram novas versões do topo de gama

Fonte |
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).