No ano passado a Huawei renovou a sua linha de smartwatches GT, este ano é a vez da série Watch receber uma nova geração. E aí está o novo Huawei Watch 5 que chega com o mesmo design elegante, mas com muitas novidades nos recursos de saúde.
O foco é a saúde, aliás, essa parece ser a principal aposta da marca chinesa este ano para sua linha de smartwatches. Nem há muito tempo recebemos em Portugal o Huawei Watch D2 que monitoriza a pressão arterial. E sabem que mais? O Watch 5 faz isso e ainda mais, precisando só da ponta do teu dedo.
Conto-te a experiência de duas semanas a usar no pulso o novo Huawei Watch 5 que te diz muito do que se passa no teu corpo com um simples toque no sensor certo.
Unboxing
A caixa negra indica logo que estamos perante um modelo de topo da marca e quando abrimos, essa sensação é reforçada pelo primeiro olhar que “trocamos” com o Huawei Watch 5.
Aqui temos o relógio, a base magnética para carregamento e a habitual papelada. Nada mais, mas a expetativa criada pela caixa elegante e premium impulsiona-nos a experimentar de imediato o novo smartwatch.
Design e conforto na utilização
O Huawei Wath 5 chega em dois tamanhos com 42 e 46 mm. Devido ao pulso esguio, o modelo em teste é a variante mais pequena. Esta tem uma caixa construída em aço inoxidável 904L.
Tal faz com que a caixa tenha um brilho muito próprio e com uma intensidade agradável, o que contribui muito para o look elegante e fashion que exibe. Mas também lhe dá resistência contra o suor e erosão. Desta última não posso falar porque não há uma utilização duradoura no tempo. Mas efetivamente o Watch 5 não retém o suor, o que fornece uma sensação agradável na sua utilização, sobretudo à noite.
Mas há aqui um pequeno senão. Esta mesma caixa é mais pesada e rígida do que acontece com outros modelos da marca. E os utilizadores que já tenham usado smartwatches Huawei vão constatar que o Watch 5 é mais rígido e pesado no pulso.
Atenção, não é desconfortável de usar, pelo contrário. Mas precisa de um curto período de adaptação para se tornar uma “parte do nosso corpo”. Passado esse período mal damos pela sua presença no braço, até quando estamos em plena atividade física, mas é necessário esse tempo de adaptação.
A bracelete é bastante interessante porque não só se preocupa com o conforto como também com a estética e é bem-sucedida em ambas. A zona que está em contacto com a pele é em fluoroelastomero, mas a zona superior – que é visível – conta com uma textura que a diferencia da concorrência dentro e fora de casa e também lhe dá o fator X em beleza.
Também aqui temos uma presilha que não deixa que a extremidade da bracelete ande solta. Um pormenor que faz toda a diferença na utilização diária.
Contas feitas, a Huawei acertou (mais uma vez) na muche. O design do Watch 5 é elegante e moderno, fazendo boa figura tanto em ocasiões informais como formais. Este é um smartwatch que vai brilhar num ginásio assim como num jantar de negócios.
Ecrã
Também aqui há diferenças no tamanho. A variante de 46 mm tem um ecrã de 1,50 polegadas enquanto a versão 42 mm (recordo que é a do teste) tem um ecrã com 1,38 polegadas. Ambos os ecrãs são LTPO 2.0 e fornecem um brilho máximo de 3.000 nits.
A Huawei incluiu margens de ecrãs mais finas, com apenas 1,8 mm, para aumentar em 13% a proporção ecrã/corpo, face à geração anterior. Todas estas atualizações sentem-se durante a utilização do relógio e melhoram essa mesma utilização.
No exterior, mesmo com um dia em que o Sol brilhe mais conseguimos visualizar todos os conteúdos exibidos no ecrã. Por sua vez, as novas margens mais finas permitem que o passeio pelo menu ou pelas métricas recolhidas e armazenadas impliquem menos deslizes.
Podem parecer melhorias ligeiras, mas pela minha experiência, melhoram a utilização e interações com o modelo.
Interface e App
O Huawei Watch 5, à semelhança dos outros smartwatches da marca, executa o sistema operativo HarmonyOS e está equipado com a interface da marca. É igualmente compatível com Android e iOS, além do Harmony, claro. Esta universalidade dá-lhe vantagem porque funciona com todos os equipamentos e nem sequer tem recursos exclusivos para o seu próprio ecossistema. Pontuação máxima aqui.
A interface é muito fácil de utilizar. Afinal estamos a falar de deslizes no ecrã em todas as direções para chegar a todas as funcionalidades. Mais simples e rápido é difícil.
A app Huawei Health regista tudo e agora, graças aos novos recursos do Watch 5 (já lá vamos), está cada vez mais completa no que respeita a parâmetros de saúde e bem-estar.
Sensor X-Tap e recursos de saúde

Vamos então falar da grande novidade do Watch 5: o seu sensor X-Tap. Este está localizado entre a coroa giratória e o botão de acesso ao menu desporto, sendo uma área plana. A compor este sensor estão: um sensor de pressão, um sensor PPG de ponta de dedo e um elétrodo de ECG.
Tudo para que quando encostas o dedo a esta superfície sejam monitorizados e recolhidos vários parâmetros de saúde. É por aqui que é possível medir a oxigenação no sangue, fazer um ECG, avaliares a rigidez arterial, medir a pressão arterial e também acederes à funcionalidade X-TAP.
A avaliação de cada um destes parâmetros em separado funciona às mil maravilhas. O método é simples e confortável. Afinal, basta estar com o dedo encostado, evitar falar e manter uma postura correta na posição de sentado.
A medição demora meros 30 segundos com os resultados a surgirem no ecrã acompanhados de uma breve análise a dar conta se há ou não algum motivo de preocupação. Nunca houve. Obrigada, Watch 5!
Falemos agora do recurso X-TAP. O método e sensores são os mesmos. Encostamos o dedo para ativar o recurso durante 3 segundos, depois é seguir as indicações dadas no ecrã.
Com o dedo ainda encostado ao sensor, fazemos um ECG durante 30 segundos, depois tiramos o dedo e nos 15 segundos seguintes o smartwatch avalia automaticamente a oxigenação no sangue e batimento cardíaco. Por último, durante 15 segundos o microfone é ativado para captar a nossa tosse. Terminado este tempo, temos uma mão-cheia de parâmetros de saúde avaliados.
Batimento cardíaco, variabilidade do ritmo cardíaco, pressão arterial, oxigenação no sangue, stress, temperatura da pele, ritmo sinusal, rigidez arterial e uma visão geral respiratória. Todos os dados recolhidos podem depois ser visualizados na app Health que armazena todas as vezes que usamos o X-TAP. Sim, o histórico fica registado.
Neste ponto, o Watch 5 é, para já, imbatível. Através de um método simples e confortável fornece dados cruciais ao utilizador sobre a sua saúde e bem-estar gerais. É, literalmente, a saúde na ponta do dedo. Nota máxima para o novo sensor X-TAP.
Ainda que se foque na saúde, o Watch 5 tem bons argumentos para os desportistas. Dispõe de mais de 100 modos de treino que incluem atividades fora e dentro de portas, em terra firme e em mar.
Está igualmente equipado com GPS e o sistema de localização Sunflower da marca. O que significa que é preciso na localização geográfica do utilizador e também nas métricas recolhidas. E tem ainda um bónus: suporta mapas a cores online e offline.
Controlo por gestos e pagamento NFC
A Huawei incluiu aqui ainda outros “mimos”. Por exemplo, o controlo por gestos que é ativado na app Huawei Health. Depois é só tocar duas vezes com a ponta do dedo indicador no polegar para aceitar e deslizar o polegar pela lateral do dedo indicador para rejeitar.
Testei inúmeras vezes estes controlos por gestos para atender e rejeitar chamadas e o método nunca falhou. Anteriormente já tinha testado o controlo por gestos em outros modelos e nunca tinha funcionado tão bem. Simples, rápido e muito eficaz para lidar com as chamadas telefónicas quando o smartphone não está assim tão perto.
Depois também temos pagamento por NFC que vai estar ativo em Portugal, nas lojas que tenham este sistema de pagamento. Basta associar o cartão bancário à app Quicko, previamente instalada no smartphone. App esta com um funcionamento semelhante ao da Revolut. Depois é só encostar o ecrã do Watch 5 ao terminal bancário para o pagamento ser feito. Mais uma vez tudo funciona perfeitamente bem.
Autonomia
A Huawei anuncia que o Watch 5 de 46 mm tem uma autonomia de até 4,5 dias em modo standard e de até 11 dias em modo poupança. Já a variante de 42 mm baixa estes valores para três e sete dias, respetivamente.
Lamento informar a Huawei, mas está enganada. No meu teste, a versão de 42 mm aguentou uma semana inteira (5 dias) em modo standard. Pelo meio, ainda a sessão de desporto para ver as capacidades deste smartwatch. E, claro, a usá-lo também durante a noite com as respetivas métricas de monitorização.
Quanto ao carregamento temos aqui o habitual sistema magnético da marca, com a base a ganhar um revestimento em alumínio para maior estabilidade durante o carregamento. Em cerca de uma hora, o smartwatch, na sua variante mais pequena, carrega na totalidade.
Apenas uma pequena nota. Quando carrega o Watch 5 aquece ligeiramente. Nada de preocupante, nem que sintas desconforto na pele. No entanto, fica a nota.
Conclusão
O novo Huawei Watch 5 chega focado na tua saúde e bem-estar e não podia funcionar melhor a avaliar as duas coisas. O sensor X-TAP é capaz de avaliar uma mão-cheia de parâmetros, nos quais se incluem pressão arterial, rigidez arterial e variabilidade do ritmo cardíaco só para falar nos novos recursos, mas há muitos mais.
O método de encostar o dedo ao sensor é simples e confortável para o utilizador. Mais: pode ser usado a qualquer momento. No funcionamento, capacidade e eficiência é, para já, imbatível.
Os controlos por gestos funcionam igualmente bem, assim como o pagamento NFC. O ecrã, agora com margens mais pequenas e com um brilho máximo de 3.000 nits, fornece sempre uma boa visualização.
A compatibilidade universal (HarmonyOS, iOS e Android) permite-lhe funcionar com todos os smartphones, o que é uma vantagem bastante interessante.
O carregamento magnético é simples e a autonomia também foi melhor do que o esperado. Uma nota apenas para o breve aquecimento que regista durante o carregamento.
No que respeita a design, o Watch 5 conta com um estilo elegante e moderno que se adapta a qualquer ocasião. A caixa em aço inoxidável lida bem com o suor, mas necessita de um breve período de adaptação.
Acaba de chegar a Portugal com preços que variam entre os 449 € e 649 €, consoante o tamanho e tipo de bracelete escolhida. Sim, o preço pode não estar ao alcance de todas as carteiras, mas somando todos os recursos aqui presentes está justificado – sobretudo quando falamos da versão mais acessível de 449 €.
O Huawei Watch 5 pode ser o novo smartwatch a bater. A marca chinesa está a apostar forte na saúde e o seu novo modelo é um reflexo disso mesmo. Tem o selo de certificação 4gnews por ser tão completo e eficiente a avaliar o nosso bem-estar e saúde gerais e sempre com imenso estilo.