Huawei vence ‘melhor infraestrutura de rede móvel’ na MWC 2023

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei foi uma das empresas galardoadas nos Global Mobile Awards da GSMA durante a Mobile World Congress 2023. Venceu o galardão de “Melhor Infraestrutura de Rede Móvel” pelo seu produto inovador MetaAAU.

O prémio em questão premeia o investimento da marca no desenvolvimento de soluções na área do Massive-MIMO, que simplificam a implementação das redes 5G, com mais capacidade e consumos energéticos muito mais eficientes.

“A série MetaAAU é a terceira geração das antenas ativas da Huawei, que inclui MetaAAU e Meta BladeAAU. Este portfólio é o primeiro da sua gama a introduzir a tecnologia ELAA (Extremely Large Antenna Array)”, explica a fabricante em comunicado.

huawei

Esta coloca as antenas ativas no caminho da redução dos consumos energéticos, permitindo ao mesmo tempo melhorar a cobertura, a capacidade e a eficiência energética do 5G. Destaque ainda para o facto de a MetaAAU duplicar a matriz de antenas, permitindo utilizar feixes mais estreitos reduzindo o desperdícios de energia.

Série MetaAAU já foi implementada em mais de 50 cidades em todo o mundo

A Huawei refere que a série MetaAAU já foi implementada em mais de 50 cidades em todo o mundo, com um fornecimento total de mais de 100 mil unidades. Esta destaca-se em áreas urbanas, onde a MetaAAU permite melhorar a cobertura dentro dos edifícios, gerando mais tráfego e serviços, encurtando assim o retorno do investimento dos operadores.

Já no caso de áreas suburbanas e rurais, a MetaAAU permite aumentar a cobertura existente, passando a ser contínua e de alta capacidade, reduzindo grandemente os custos de construção de rede por parte dos operadores.

“Estamos extremamente honrados por termos obtido este reconhecimento”, afirma Ritchie Peng, Presidente da Linha de Produtos 5G & LTE TDD da Huawei. Este explica ainda que na era do 5G, a grande largura de banda de espectro TDD (Time Division Duplex) na faixa do 3.5GHz e as tecnologias Massive MIMO permitiram “ao 5G alcançar melhorias 10 vezes superiores na experiência do utilizador”.

O MetaAAU é baseado na tecnologia ELAA, e que integra inovações de sistemas multidimensionais, tais como materiais, arquiteturas e algoritmos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.