Huawei vai "depender" menos da Samsung devido à situação com os Estados Unidos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com meios de comunicação coreanos, a Huawei vai reduzir gradualmente a compra de componentes à Samsung durante os próximos 5 anos. Em vez disso, a gigante chinesa vai optar por fornecedores chineses, mantendo a sua produção no mercado doméstico.

Embora não tenha sido emitida nenhuma comunicação oficial, este "afastamento" por parte da Huawei foi causado provavelmente pela situação com os Estados Unidos. A Samsung e Coreia do Sul mantém boas relações na América do Norte, tanto que a Samsung é das empresas que mais vende telemóveis nos Estados Unidos, além da Apple.

Assim sendo, a Huawei provavelmente viu-se obrigada a afastar-se dos negócios com a Samsung, antes que os Estados Unidos decidam intervir também. A Huawei é, no entanto, a quinta maior cliente da Samsung no que trata de componentes.

Ao contrário da Apple que compra maioritariamente paineis e ecrãs à Samsung, a Huawei tem comprado memórias RAM e chips de armazenamento à empresa coreana. Contudo, devido ao crescimento de produção de memórias na China, já é viável para a Huawei mudar a produção para o território chinês.

Huawei e Samsung competem em componentes não só telemóveis

Como sabemos, a Huawei desenvolve os seus próprios processadores, os Kirin. A Samsung também o faz, com a série Exynos. Além de competirem no mercado de telemóveis, ambas as marcas também lutam pela supremacia no que se trata de tecnologia de processadores.

Na verdade, a Huawei está perto de apanhar a Samsung no mercado de semi-condutores, um componente utilizado nos processadores. Durante o segundo trimestre do ano, a Huawei atingiu uma quota de mercado de 12.9% versus 13.1% da Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung e Huawei longe da Apple em vendas de smartphones premium
  • Inacreditável! Huawei quase desistiu dos smartphones há 8 anos!
  • Huawei Band 4 Pro é oficial! Eis a nova concorrente à Xiaomi Mi Band 4
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.