Huawei tem 50 bolsas de Ensino Superior para Portugal, garante a tua

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Huawei vai apoiar mais 50 alunos portugueses do Ensino Superior. A tecnológica chinesa renova agora o programa dirigido a alunos das áreas de Engenharia, Tecnologia e Renováveis. As candidaturas já estão abertas, por isso não percam tempo.

As bolsas consistem em apoio financeiro a estudantes portugueses e ascendem já a 500 000 euros em dois anos. Para além disso, as candidaturas decorrem até final de janeiro de 2023. Porém, metade das bolsas serão atribuídas a mulheres.

Candidaturas às bolsas de apoio ao Ensino Superior terminam em janeiro de 2023

Huawei Portugal

Como parte do seu compromisso com o sector da Educação, a Huawei Portugal anuncia uma segunda edição do seu programa de bolsas de estudo para estudantes universitários portugueses, de novo em parceria com o .PT.

A empresa decidiu assim a continuidade do programa criado em 2021, no âmbito do qual já apoiou 50 estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento com um valor total de 250.000 euros.

Deste modo, a Huawei Portugal compromete-se a apoiar mais 50 alunos, elevando para 500.000 euros o valor investido em apoios financeiros diretos a estudantes portugueses.

Áreas de Engenharia e Tecnologia

À semelhança do ano passado, o programa está direcionado para estudantes de Engenharia, Tecnologia e áreas relacionadas. Para além disso, a empresa pretende este ano alargar o âmbito a estudantes da área das Energias Renováveis, em linha com o desenvolvimento desta área de negócio em Portugal.

“As 50 histórias de quem já é apoiado por nós, inspiraram-nos profundamente e reforçam o sentido de propósito do que fazemos. Sentimo-nos privilegiados por contribuir para o futuro do País de uma forma tão relevante e efetiva.”, refere a Huawei Portugal.

Na primeira edição (2021/2022) o programa de bolsas da Huawei Portugal contou com cerca de 3 000 candidaturas, provenientes de todo o País.

A shortlist de candidatos foi posteriormente avaliada por um júri independente, composto por personalidades de reconhecido mérito, onde estiveram nomes como:

  • Elvira Fortunato (Professora e Investigadora),
  • Rosa Monteiro (Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade do XXII Governo Constitucional),
  • Luísa Ribeiro Lopes (Presidente do Conselho Diretivo do .PT e Coordenadora-Geral do INCoDe.2030),
  • Sandra Ribeiro (Presidente da CIG, Comissão para a Cidadania e Igualdade),
  • Pedro Mota Soares (Secretário Geral da APRITEL),
  • Rogério Carapuça (Presidente da APDC),
  • Vanda de Jesus (Diretora Executiva do Portugal Digital),
  • Pedro Santa Clara (Professor e Fundador da Escola 42 Lisboa e 42 Porto),
  • Andreia Collard (Diretora Regional de Informática do Governo Regional da Madeira).

Em breve serão anunciados os membros que integram o júri independente que decidirá quem serão os bolseiros do programa deste ano.

50% das bolsas atribuídas a mulheres pela Huawei Portugal

Huawei

A segunda edição do programa de bolsas universitárias da Huawei é desenvolvida em parceria com o .PT e conta com o apoio do INCoDe.2030, Portugal Digital e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

“É fundamental continuar a atrair talento feminino para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Na Huawei acreditamos que, na era digital, as mulheres são pilares da indústria tecnológica. Empoderar as mulheres e aumentar a sua visibilidade abrirá um mundo de novas possibilidades e trará novos avanços ao mundo”. Refere a Huawei Portugal.

O programa destina-se a jovens até aos 30 anos, ou até aos 35 anos no caso de alunos de Doutoramento, que frequentam o ensino superior. E, simultaneamente, apresentem um percurso académico e pessoal de excelência.

Assim, tendo como objetivo distinguir o seu mérito e proporcionar-lhes as condições para o seu melhor desempenho.

Os estudantes interessados em integrar o Programa de Bolsas da Huawei podem candidatar-se até dia 29 de janeiro, no site oficial da iniciativa, onde estão todas as informações: programadebolsashuawei.pt.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.