A Huawei vai apoiar mais 50 alunos portugueses do Ensino Superior. A tecnológica chinesa renova agora o programa dirigido a alunos das áreas de Engenharia, Tecnologia e Renováveis. As candidaturas já estão abertas, por isso não percam tempo.
As bolsas consistem em apoio financeiro a estudantes portugueses e ascendem já a 500 000 euros em dois anos. Para além disso, as candidaturas decorrem até final de janeiro de 2023. Porém, metade das bolsas serão atribuídas a mulheres.
Candidaturas às bolsas de apoio ao Ensino Superior terminam em janeiro de 2023
Como parte do seu compromisso com o sector da Educação, a Huawei Portugal anuncia uma segunda edição do seu programa de bolsas de estudo para estudantes universitários portugueses, de novo em parceria com o .PT.
A empresa decidiu assim a continuidade do programa criado em 2021, no âmbito do qual já apoiou 50 estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento com um valor total de 250.000 euros.
Deste modo, a Huawei Portugal compromete-se a apoiar mais 50 alunos, elevando para 500.000 euros o valor investido em apoios financeiros diretos a estudantes portugueses.
Áreas de Engenharia e Tecnologia
À semelhança do ano passado, o programa está direcionado para estudantes de Engenharia, Tecnologia e áreas relacionadas. Para além disso, a empresa pretende este ano alargar o âmbito a estudantes da área das Energias Renováveis, em linha com o desenvolvimento desta área de negócio em Portugal.
“As 50 histórias de quem já é apoiado por nós, inspiraram-nos profundamente e reforçam o sentido de propósito do que fazemos. Sentimo-nos privilegiados por contribuir para o futuro do País de uma forma tão relevante e efetiva.”, refere a Huawei Portugal.
Na primeira edição (2021/2022) o programa de bolsas da Huawei Portugal contou com cerca de 3 000 candidaturas, provenientes de todo o País.
A shortlist de candidatos foi posteriormente avaliada por um júri independente, composto por personalidades de reconhecido mérito, onde estiveram nomes como:
- Elvira Fortunato (Professora e Investigadora),
- Rosa Monteiro (Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade do XXII Governo Constitucional),
- Luísa Ribeiro Lopes (Presidente do Conselho Diretivo do .PT e Coordenadora-Geral do INCoDe.2030),
- Sandra Ribeiro (Presidente da CIG, Comissão para a Cidadania e Igualdade),
- Pedro Mota Soares (Secretário Geral da APRITEL),
- Rogério Carapuça (Presidente da APDC),
- Vanda de Jesus (Diretora Executiva do Portugal Digital),
- Pedro Santa Clara (Professor e Fundador da Escola 42 Lisboa e 42 Porto),
- Andreia Collard (Diretora Regional de Informática do Governo Regional da Madeira).
Em breve serão anunciados os membros que integram o júri independente que decidirá quem serão os bolseiros do programa deste ano.
50% das bolsas atribuídas a mulheres pela Huawei Portugal
A segunda edição do programa de bolsas universitárias da Huawei é desenvolvida em parceria com o .PT e conta com o apoio do INCoDe.2030, Portugal Digital e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
“É fundamental continuar a atrair talento feminino para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Na Huawei acreditamos que, na era digital, as mulheres são pilares da indústria tecnológica. Empoderar as mulheres e aumentar a sua visibilidade abrirá um mundo de novas possibilidades e trará novos avanços ao mundo”. Refere a Huawei Portugal.
O programa destina-se a jovens até aos 30 anos, ou até aos 35 anos no caso de alunos de Doutoramento, que frequentam o ensino superior. E, simultaneamente, apresentem um percurso académico e pessoal de excelência.
Assim, tendo como objetivo distinguir o seu mérito e proporcionar-lhes as condições para o seu melhor desempenho.
Os estudantes interessados em integrar o Programa de Bolsas da Huawei podem candidatar-se até dia 29 de janeiro, no site oficial da iniciativa, onde estão todas as informações: programadebolsashuawei.pt.
Editores 4gnews recomendam: