De acordo com a firma Rosenblatt Securities, a Huawei fabricou e enviou para fora 1 milhão de equipamentos com o seu sistema operativo "HongMeng OS". A Huawei registou ainda o nome "Ark OS", que será possivelmente o nome do sistema fora da China.
O nome "HongMeng" foi registado pela Huawei no Canadá, México, Coreia do Sul, Austrália e Europa. É muito provável que estas sejam as áreas onde a Huawei irá lançar os primeiros telemóveis com o novo sistema operativo.
Para já, é sabido que estes equipamentos vão ser testados com o novo software e não estão destinados ao consumidor. No entanto, esta pode ser uma jogada da Huawei para preparar o fornecimento dos novos telemóveis antes do lançamento do novo sistema operativo.
O que esperar e quando chegará o HongMeng OS
Yu Chengdong, CEO da divisão de consumo da Huawei, deu uma janela de lançamento entre outono de 2019 e primavera de 2020. Essa é uma previsão bastante vaga e não parece muito plausível.
Tudo indica que a Huawei irá lançar o seu sistema operativo o mais depressa possível. Afinal, o acesso da Huawei às licenças Android vai terminar em agosto. A marca precisa de ter algo preparado por essa altura ou arrisca-se a não ter sistema operativo para futuros lançamentos.
O HongMeng OS será supostamente compatível com todas as apps atualmente existentes no Android. Dispositivos como telemóveis, tablets, televisões e wearables conseguirão todos usufruir do sistema operativo.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei está a tentar construir uma alternativa à Play Store
- Huawei interrompe o desenvolvimento de novos computadores
- Huawei P20 Lite 2019: Revelado preço, design e todas as especificações do smartphone