A apresentação dos Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max deu-nos a conhecer a introdução da Ilha Dinâmica ou Dynamic Island para dar nova vida à área da notch. Subitamente, um dos defeitos dos iPhone passou a ser uma das melhores qualidades. Agora, temos a primeira fabricante Android a imitar esta solução engenhosa, mais concretamente o Huawei Nova 11.
Esta secção que nos apresenta as notificações de modo dinâmico, interativo e atraente, foi rapidamente adotada pelos utilizadores de iPhone como uma das suas maiores novidades.
Com efeito, é realmente uma solução ideal para ocupar este espaço, sem o tornar num incómodo para o nosso olhar. Aliás, a Huawei parece concordar.
Ilha Dinâmica dos Apple iPhone é uma solução particularmente inspirada
Sabíamos, porém, que era apenas uma questão de tempo até que as fabricantes Android olhassem com bastante atenção para esta implementação e a copiassem. Agora, a outrora gigante Huawei, prepara-se para introduzir esta mesma solução, ou algo similar e claramente inspirado na Apple, no seu próximo smartphone.
Ainda que vários programadores Android tenham tentado replicar esta solução de ilha dinâmica, certo é que nada se compara à implementação da Apple.
Isto devido a restrições como a necessidade de pagamento para desbloqueio da versão premium, ou preocupações com a privacidade e permissões requeridas pelas apps de terceiros. Até ao momento, nada se compara ao original.
É precisamente aqui que entra a Huawei. A fabricante estará a considerar adotar este sistema nativamente no seu software, pelo que a respetiva Ilha Dinâmica, ou outro nome que venha a receber, possa finalmente funcionar de modo pleno nos seus dispositivos.
Utilidade reforçada para o topo dos nossos smartphones Android
Por outras palavras, a cópia da Ilha Dinâmica será implementada no seu Harmony OS, em si baseado no sistema operativo Android, com as necessárias e respetivas diferenças. Dito isto, a marca tem efetivamente aqui uma boa oportunidade para incorporar de forma plena e eficaz a função que dará mais vida à secção superior do ecrã e respetivas notificações recebidas.
Ainda conforme avança a fonte em questão, apesar de toda a inspiração na Apple, algo dificilmente refutável, teremos uma abordagem própria da marca.
Ou seja, além das funções esperadas, tal como as que temos nos iPhone 14 Pro e Pro Max, contamos com alguns atributos únicos. Algo que teremos de aguardar mais um pouco para ficar a conhecer.
Huawei Nova 11 pode ser o 1.º a adotar nativamente a Ilha Dinâmica
Importa frisar, porém, que de momento esta informação é muito ténue, ou mesmo altamente dúbia. São rumores que, de momento, não se consideram fundamentados em produtos reais. Trata-se de uma tese plausível é certo, mas carece agora de factos concretos que possam cimentar as alegações.
Assim sendo, desde que tal solução venha efetivamente trazer mais recursos úteis para o utilizador, é com bons olhos que veríamos a sua chegada ao "reino" Android.
Editores 4gnews recomendam: