Home Android

Huawei pode antecipar-se à Samsung e lançar um smartphone dobrável

A Huawei está a tornar-se numa enorme "força" neste mercado de dispositivos móveis.

Huawei Samsung smartphone dobrável dobrável smartphone dobrável
Podemos aqui ver um dos mais recentes terminais da Huawei completamente desmontado, cortesia da iFixit

O mercado de dispositivos móveis está a ficar cada vez mais competitivo, sobretudo nos escalões de topo com a Samsung e a Huawei cada vez com mais destaque. Com efeito, a Huawei mostra agora como será possível executar e construído um smartphone dobrável. Pelo menos a ideia, o conceito em sei…

Apesar de a Samsung já estar a trabalhar há alguns anos neste conceito de smartphone dobrável, não é a única fabricante com esta ambição. Infelizmente, até ao momento ainda não vimos nenhum smartphone do género a ser lançado, algo que poderá mudar até ao final de 2018 caso tudo corra pelo melhor. Agora, temos imagens que ilustram o possível smartphone dobrável da Huawei.

Vê ainda: Samsunlança um novo smartphone Android sem conexão à Internet

Cumpre ainda salientar que durante a última edição da Mobile World Congress, DJ Koh, responsável máximo pelos dispositivos móveis da Samsung voltaria a falar no assunto. Aí, confirmaria que o desenvolvimento de um dispositivo móvel com ecrã dobrável era uma das prioridades em cima da mesa, não sendo, todavia, a única.

Koh referiria ainda que devido a dificuldades técnicas o desenvolvimento de um smartphone dobrável teria que ser adiado. Com efeito, nas melhores previsões veremos um terminal deste género, da sul-coreana Samsung, a chegar ao mercado a partir do início de 2019, não antes.

Huawei pode antecipar-se à Samsung

Ora, enquanto a Samsung continua embrenhada nas dificuldades técnicas que precisam de ser ultrapassadas, a Huawei já tem uma boa ideia de como executar este conceito. Mais ainda, também a LG estará a trabalhar num conceito similar, com recurso aos seus próprios ecrãs P-OLED flexíveis. Ainda assim, neste momento parece ser a Huawei a marca que se encontra mais à frente nesta corrida pelo primeiro smartphone dobrável a chegar às lojas. Note-se que estas imagens representam apenas um conceito, uma forma de executar e construir um dispositivo com estas características.

Huawei Samsung smartphone dobrável dobrável smartphone dobrável
Este é o conceito, a abordagem da Huawei ao que pode ser um smartphone dobrável.

Smartphone dobrável, realidade ou ficção?

Escusado será dizer que ainda termos que esperar vários meses para que um smartphone deste género possa ser apresentado. Para já é apenas um ideal, uma forma de contornar as atuais dificuldades em dobrar um ecrã. Mais ainda, é necessário acomodar todos os componentes rígidos do smartphone em si.

Note-se que apesar de o ecrã poder ser flectido, principalmente as telas ou painéis OLED, existem imensos componentes não dúcteis. Desde o processador, os chips, a bateria e claro, até mesmo as conexões. Não será um desafio fácil de superar mas não há dúvidas de que o futuro passará por aqui.

Ora, com a Samsung a ter um protótipo agendado para apresentação no primeiro trimestre de 2019, a Huawei pode mesmo antecipar-se à rival. Esta que já a 3ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis pode canalizar para aqui todas as suas atenções. Ora, caso consiga ultrapassar os desafios colocados pelo novo conceito, poderá surpreender-nos.

Esperemos que toda a equipa de engenheiros da Huawei consiga superar as dificuldades. Esperemos que consigam dar-nos a próxima “revolução” no conceito de smartphone. De qualquer forma, sabemos que em 2019 a Samsung e até mesmo a LG podem ter boas surpresas para nós. Até lá, aguardemos com curiosidade e paciência.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Black Shark. As fotos do novo smartphone Android para Gaming

Huawei Honor 10: Imagens revelam o novo truque da câmara fotográfica

Google Play Store: 21 novas aplicações Android grátis por tempo limitado

FonteVia

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).