A Huawei Pay já está estabelecida na China com um sucesso aceitável. O formato de pagamento, permite aos utilizadores de Huawei pagar bens ou serviços através de smartphones compatíveis com a tecnologia.
Na Europa os serviços de pagamentos estão cada vez mais na moda. Depois do Apple Pay e Samsung Pay começarem a dar cartas de qualidade, também o Android Pay é uma nova solução para os utilizadores que simplesmente não gostam de andar com os cartões e "pins" de trás para a frente.
Vê ainda: Motorola Moto G5 Plus recebe importante atualização no Brasil
Pessoalmente sou um utilizador de Android Pay e tenho de admitir que o serviço está longe de igualar a qualidade e segurança do Apple Pay. Com o Google Pixel consegue-se fazer pagamentos em terminais com pagamento sem fios, contudo, não tens a mínima segurança padrão com o sensor biométrico, tal como no serviço da Apple.
O serviço Huawei Pay tem as mesmas capacidades do Apple Pay, ou seja, o sensor biométrico é ativado quando precisas de fazer um pagamento dando maior segurança ao utilizador sobre pagamentos indevidos.
Huawei Pay poderá chegar à Europa já em outubro
A empresa chinesa acabou de registar o nome "Huawei Pay" na Alemanha e tudo leva a crer que o serviço chegará à Europa aquando a apresentação do Mate 10 em outubro no mesmo País.
Em Portugal os serviços de pagamento através do smartphones ainda estão numa fase inicial e muito lenta. A cooperação dos bancos é essencial e, ao que parece, não existe muita vontade em evoluir este formato de pagamento.
Verdade seja dita é uma questão de tempo até que tais tecnologias sejam implementadas de uma forma agressiva no mercado. Depois de utilizar este tipo de serviços há mais de um ano no Reino Unido, são raras as vezes que utilizo o cartão para qualquer tipo de pagamento.
Assuntos relevantes na 4gnews: